A Câmara de Arcos de Valdevez apresentou ontem a programação do Arcos Verão, que reúne uma diversidade de eventos que vão decorrer entre julho e setembro, com propostas nas áreas da música, teatro, cinema, eventos e desporto, que prometem atrair imensas pessoas nos próximos três meses. A apresentação decorreu no Paço de Giela, precisamente o local onde esta programação arranca com a recriação histórica do Recontro de Valdevez, nos dias 12 e 13 de julho. Segundo o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, a iniciativa decorre num formato «muitíssimo interessante», este ano numa sexta-feira e no sábado, vésperas da final do europeu de futebol.
João Manuel Esteves apelou ao envolvimento de todos nesta recriação histórica, estando já umas centenas de pessoas inscritas para participarem nas diversas atividades. «Temos um programa fantástico que apela àquilo que são as nossas origens, apela àquilo que é o nosso património cultural, apela àquilo que é o facto de Arcos de Valdevez estar ligado à fundação da nacionalidade», disse. Outro ponto alto do Arcos Verão é o Arcos Fado Fest e Festivinhão que, por causa do mau tempo foi reagendado para decorrer de 19 a 21 de julho. A programação é em praticamente tudo semelhante ao que tinha sido previamente anunciado, com a diferença que o Marco Rodrigues atua no dia 20 e a Sara Correia no dia 21 de julho.
A programação prossegue com a Feira de Artes e Ofícios do Soajo, que decorre de 25 a 28 de julho, «com um pendor fortemente tradicional de apelo àquilo que são as nossa raízes, àquilo que é o facto de estarmos num local com um forte património cultural inserido no maior património natural que temos em Portugal, que é o Parque Nacional da Peneda-Gerês», disse o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez. O Arcos Verão continua como Murarcos que vai acontecer de 29 de julho a 2 de agosto, com as presenças do Bordalo II, que vai fazer uma grande instalação, e da artista argentina Milu Correch.
As festas concelhias de Nossa Senhora da Lapa também estão inseridas no Arcos Verão. A partir de 4 de agosto até 11 de agosto o programa inclui o Festival Folclórico, a Festa do Emigrante, o Mundo a Dançar e, no dia 8 de agosto, o concerto dos The Gift. O ponto alto das festas no âmbito religioso acontece no dia 11 de agosto, com a Eucaristia e a procissão. A Romaria da Senhora da Peneda, no início de setembro, encerra o Arcos Verão. Na programação, João Manuel Esteves sublinhou a atuação, no dia 4 de setembro, de Augusto Canário que vai interpretar “Músicas à Senhora”