twitter

Residências para pessoas com deficiência prontas em meados de 2025 em Barcelos

Residências para pessoas com deficiência prontas em meados de 2025 em Barcelos
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 25 de junho de 2024, às 10:21

Segundo anunciou o Centro Social do Vale do Homem (CSVH)

As Casas da Aldeia em Barcelos, que pretendem dar resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade mas que conseguem viver de forma autónoma, deverão estar prontas no final do primeiro semestre de 2025, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Centro Social do Vale do Homem (CSVH) refere que as obras arrancam hoje e estão orçadas em mais de dois milhões de euros, um investimento comparticipado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no montante de 1,1 milhões.

Este projeto assenta na construção, na freguesia de Alvito S. Pedro, de residências com capacidade para 27 lugares e com uma identidade de 'cohousig', um modelo sustentável de habitações colaborativas.

O projeto levará à contratação de 20 recursos humanos.

O objetivo é proporcionar condições para um projeto de vida mais inclusivo, nomeadamente através da formação, apoio nas atividades de vida diária, integração no local de trabalho, entre outras ações.

O presidente do CSVH, Jorge Pereira, sublinha que as Casas da Aldeia são “uma resposta única e inovadora” no concelho de Barcelos.

“É um projeto deveras diferenciador, que integra pessoas com deficiência – individual ou em família – e que consegue, entre outras competências, garantir a componente da formação nas atividades da vida diária, de forma a preparar estas pessoas que têm algum tipo de limitação a estarem mais bem preparadas para o mundo do trabalho”, refere.

No espaço das Casas da Aldeia, será ainda construído o Museu Rosa Pinheiro e o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que constam na segunda fase da obra e que cumprem os objetivos de desenvolvimento sustentável.