twitter

Empresa de Esposende vendida por 192 milhões de euros

Empresa de Esposende vendida por 192 milhões de euros
Fotografia DR

Redação

Publicado em 21 de junho de 2024, às 10:30

Gigante dinamarquesa concluiu a compra da SolidAl

A NKT, uma das principais empresas de cabos de energia do mundo, concluiu a compra da SolidAl, com sede em Esposende e líder em Portugal na fabricação de cabos de energia e fornecedora de soluções integradas para a transmissão e distribuição de energia por 192 milhões de euros, segundo anunciou hoje a Njord Partner, gestora de investimentos em situações especiais.

Como parte da aquisição, a NKT investirá 50 milhões de euros adicionais para expandir a capacidade de média e alta tensão nas instalações existentes. Prevê-se que a nova capacidade de produção esteja operacional em 2027.

Segundo explica o comunicado, a Njord Partners primeiro investiu na SolidAl em 2015, quando, no contexto de uma estrutura de dívida complexa e de curto prazo, a empresa necessitou de uma solução de financiamento para fornecer capital de giro e aumentar a capacidade da principal fábrica de produção da empresa em Esposende. A Njord Partners criou uma solução que resolveu tanto a questão da natureza de curto prazo da dívida da empresa e da sua complexa estrutura de capital quanto atendeu à necessidade de capital de giro da SolidAl.

A Njord Partners tornou-se acionista maioritária em 2018 e, sob a sua orientação, foi introduzida uma nova e altamente experiente equipa de liderança e consultoria para fortalecer as capacidades em todo o negócio, resultando numa completa reestruturação financeira e numa reviravolta operacional, cujo sucesso foi reconhecido pela Turnaround Management Association (TMA) como International Company Turnaround of the Year em 2020, que se reflete no crescimento lucrativo da SolidAl desde 2018.

"Estamos orgulhosos por termos prestado apoio à SolidAl na sua recuperação. O progresso significativo da empresa é uma prova de François Moufflet e da sua equipa de liderança que lideraram a transformação do negócio e foram premiados com o prémio Company Turnaround of the Year em reconhecimento por seus esforços. A NKT é o melhor parceiro para continuar a jornada da SolidAl e estamos ansiosos para ver o seu sucesso continuado", disse Arvid Trolle, cofundador da Njord Partners.

Desde o investimento inicial da Njord Partners, a SolidAl registou crescimento, mais do que duplicando as suas receitas e o EBITDA, e em 2023, gerou receitas de aproximadamente 150 milhões de euros e um EBITDA de aproximadamente 20 milhões de euros. A NKT adquiriu a SolidAI por um valor empresarial total de 192 milhões euros, um múltiplo EV/EBITDA de 9,4 vezes.

“A nossa parceria com a equipa da Njord tem sido um grande sucesso. A nossa dedicação compartilhada na transformação da empresa permitiu que a SolidAl fortalecesse a sua posição em toda a Europa. Aguardamos ansiosamente por nossa parceria com a equipa NKT e por uma nova fase de crescimento para a SolidAI”, disse François Moufflt, CEO da SolidAl.

A SolidAl conta com mais de 50 anos de experiência no fornecimento de cabos de energia para projetos em mais de 40 países. A empresa, que está localizada em Esposende, Portugal, possui 430 trabalhadores e concentra-se nos mercados europeus, principalmente a França, Espanha, Portugal, Irlanda e o Reino Unido.