Foi com palavras de «satisfação e agradecimento» que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, presidiu à cerimónia de inauguração da fábrica da DC Piping dedicada ao pré-fabrico de tubagens para a construção de 'data centers'. Pertencente ao Grupo Mecwide, com sede em Barcelos, a unidade fabril emprega 60 trabalhadores e resulta de um investimento de 8 milhões de euros no Polo I da Zona Industrial, informou a autarquia.
«A vossa aposta de investimento em Vila Nova de Cerveira reconhece a vigorosa dinâmica empresarial do concelho. De forma sustentada, o território e as empresas nele sedeadas prosseguem, com confiança, num crescimento conjunto, onde todos dão o seu contributo», saudou e valorizou Rui Teixeira naquela sessão inaugural.
Perante a presença dos investidores portugueses, norte-americanos e noruegueses, o autarca cerveirense começou por dar a conhecer a ampla estratégia municipal nas várias áreas de intervenção - cultura, ambiente, realçando investimentos realizados e outros em curso, com especial destaque para o Palco das Artes. Na vertente empresarial, Rui Teixeira manifestou o apoio constante da Câmara Municipal na criação de melhores condições para as empresas sedeadas e para aquelas que queiram investir em Vila Nova de Cerveira.
Ainda segundo informação municipal, após uma auscultação das empresas foram detetadas algumas necessidades na vertente da formação, do transporte, do apoio à energia e das condições das áreas empresariais. «O nosso papel é dar resposta encontrando soluções viáveis», referiu Rui Teixeira, sublinhando a formulação de um projeto de candidatura para a melhoria das infraestruturas empresariais, «sendo que no polo I será executado ainda este ano e no polo II está prevista uma intervenção de maior dimensão», além de se estar a aguardar o licenciamento para a criação de uma comunidade de energia renovável «que irá permitir às empresas uma poupança de 40% na fatura de energia».
Com a expectativa de poder atingir um volume de negócios de 40ME no final do primeiro ano de atividade, a DC Piping é constituída em parceria com a norte-americana Victaulic – líder mundial na produção de soluções para a união mecânica de tubagem - e a norueguesa CTS Nordics - especializada na construção de 'data centers'. As operações de exportação já arrancaram, com a Noruega a receber o primeiro carregamento destes componentes de alta qualidade e eficiência necessários à construção de 'data centers'.