As condecorações honoríficas do Município de Guimarães que serão atribuídas na sessão solene comemorativa do 24 de Junho, “Dia Um de Portugal” evocativo da Batalha de S. Mamede, foram aprovadas por unanimidade na última reunião do executivo municipal. São três medalhas de honra da cidade e sete medalhas honoríficas que reconhecem «os relevantes serviços prestados» a Guimarães por instituições e individualidades.
Aquelas condecorações honoríficas são concedidas a instituições e personalidades cujos contributos a Guimarães e ao país foram entendidos como relevantes. Assim, com a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta distinção do Município, foram distinguidos a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o Exército Português e o jornal O Comércio de Guimarães.
Nos termos do Regulamento de Atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais, a autarquia entendeu também agraciar com a Medalha de Mérito Social, a Irmandade de São Torcato e Roriz Mendes, com a Medalha de Mérito Científico, Paulo Novais, com a Medalha de Mérito Cultural, Rodrigo Areias, com a Medalha de Mérito Desportivo, Dulce Félix e Rui Bragança, e com a Medalha de Mérito Empresarial, Cristina Vaz.
Irmandade de S. Torcato e Roriz Mendes recebem Medalha de Mérito Social
Rui de Lemos
Jornalista
Publicado em 18 de junho de 2024, às 17:18