twitter

Câmara de Viana do Castelo investe 400 mil em três meses de época balnear

Câmara de Viana do Castelo investe 400 mil em três meses de época balnear
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 16 de junho de 2024, às 17:53

Praias do concelho com 31 nadadores-salvadores

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, ontem, presença na cerimónia de arranque da época balnear no concelho, que decorre de 15 de junho a 15 de setembro, representando um investimento de quase 400 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho e contando com 31 nadadores-salvadores. 
Naquela cerimónia, marcou também presença a vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, e o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz. Na sessão, Luís Nobre afirmou que «o cuidado que temos com a nossa frente atlântica e com a segurança das nossas praias é uma prioridade que é reconhecida», agradecendo o empenho de todos os nadadores-salvadores nos 93 dias de trabalho que ontem começaram.
De acordo com informação municipal, Fabíola Oliveira agradeceu «a disponibilidade e responsabilidade» dos nadadores-salvadores, considerando que os praticantes de desportos náuticos são um dos maiores focos prioritários, já que Viana do Castelo é cada vez mais reconhecida pelas condições de excelência para os desportos de mar e rio. Por seu turno, o capitaão Serrano da Paz pediu aos profissionais para que «estejam atentos», colocando o foco no objetivo de zero mortes durante a época balnear que agora inicia.
Segundo a autarquia, a fatia maior vai para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a «garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)». A este valor acresce o aluguer de estruturas modulares, sanitários e módulos amplos, para apoio à época balnear no valor de 69.940 euros.
Foi ainda aprovada pelo executivo a proposta de volaboração entre o Município de Viana do Castelo e as Juntas de Freguesias, no valor de 37.500 euros, para a Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios de Praias Fluviais e Espaços de Recreio e Lazer.