O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, ontem, presença na cerimónia de arranque da época balnear no concelho, que decorre de 15 de junho a 15 de setembro, representando um investimento de quase 400 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho e contando com 31 nadadores-salvadores.
Naquela cerimónia, marcou também presença a vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, e o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz. Na sessão, Luís Nobre afirmou que «o cuidado que temos com a nossa frente atlântica e com a segurança das nossas praias é uma prioridade que é reconhecida», agradecendo o empenho de todos os nadadores-salvadores nos 93 dias de trabalho que ontem começaram.
De acordo com informação municipal, Fabíola Oliveira agradeceu «a disponibilidade e responsabilidade» dos nadadores-salvadores, considerando que os praticantes de desportos náuticos são um dos maiores focos prioritários, já que Viana do Castelo é cada vez mais reconhecida pelas condições de excelência para os desportos de mar e rio. Por seu turno, o capitaão Serrano da Paz pediu aos profissionais para que «estejam atentos», colocando o foco no objetivo de zero mortes durante a época balnear que agora inicia.
Segundo a autarquia, a fatia maior vai para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a «garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)». A este valor acresce o aluguer de estruturas modulares, sanitários e módulos amplos, para apoio à época balnear no valor de 69.940 euros.
Foi ainda aprovada pelo executivo a proposta de volaboração entre o Município de Viana do Castelo e as Juntas de Freguesias, no valor de 37.500 euros, para a Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios de Praias Fluviais e Espaços de Recreio e Lazer.
Câmara de Viana do Castelo investe 400 mil em três meses de época balnear
Rui de Lemos
Jornalista
Publicado em 16 de junho de 2024, às 17:53