O Município de Arcos de Valdevez congratulou-se hoje por causa de diversos prémios que os vinhos do concelho venceram recentemente, e destacou o aumento da produção vinícola no local.
De acordo com a Câmara Municipal, nos últimos 5 anos, houve uma duplicação da área de produção no concelho, sendo um dos fatores que tem contribuído para o reconhecimento de Arcos de Valdevez como um concelho produtor de vinhos.
Esta é uma região de excelência para a produção de vinhos verdes, nomeadamente tintos da casta ‘Vinhão’ e brancos da casta ‘Loureiro’, contando com muitos produtores, alguns vitivinicultores e a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
A Câmara destacou a atribuição dos prémios aos vinhos locais, nomeadamente a Medalha Grande Ouro no Concurso Cidades do Vinho 2024, da AMPV, ao Muros de Grade Reserva 2021 (loureiro), e no Concurso Vinhos Verdes Seleção do Ano 2024 da Ordem dos Engenheiros, foram premiados o Cerqueiral Espumante loureiro, na categoria espumantes, o Casa da Senra Loureiro, na categoria de Brancos e o Torre de Aguiã Premium, na categoria tintos.