twitter

Série televisiva rodada em Guimarães estreia no final do ano

Série televisiva rodada em Guimarães estreia no final do ano
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 16 de maio de 2024, às 17:45

Filmagens em curso até 19 de junho

A cidade de Guimarães é o palco principal da série televisiva “Daqui Houve Resistência”, que está em produção para a RTP e retrata a vida de importantes figuras da região, uma década antes da queda do Estado Novo, a 25 de abril de 1974.

As filmagens daquela série televisiva estão previstas decorrer até 19 de junho e, entretanto, há ainda muito trabalho de pós-produção pela frente. Enquanto a cidade serve de cenário para as várias histórias reais retratadas em livro por César Machado, constrói-se o enredo escrito pelo também vimaranense Pedro Bastos «para figurar na grelha da televisão nacional no final do ano», informou a autarquia.

A série de cinco episódios “Daqui Houve Resistência” conta a história de ilustres vimaranenses como José Casimiro Ribeiro, interpretado por Albano Jerónimo, Santos Simões, por João Pedro Vaz, ou Lurdinhas de Urgezes, pela conterrânea Carolina Amaral, que lutaram pela queda do regime, apesar da distância física que separam as cidades de Guimarães e Lisboa. Fazem ainda parte do elenco nomes como Miguel Borges, Nuno Nolasco, João Nunes Monteiro e Nuno Preto.

Este projeto cinematográfico com produção da Bando à Parte, de Rodrigo Areias, e da Olho de Vidro, irá contar com episódios de 60 minutos cada, transmitidos semanalmente em todas as plataformas da RTP e que conta com a realização do cineasta Edgar Pêra e também de Carlos Amaral. A série pretende ser uma «homenagem e tributo» aos participantes ativos na revolução, que não teve a sua essência apenas na capital do país

“Daqui Houve Resistência” tem o apoio do Município, Turismo de Portugal, Ministério da Cultura e aval da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.