twitter

Novo portal convida a descobrir o Douro

Novo portal convida a descobrir o Douro galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 15 de maio de 2024, às 23:08

Site e aplicação “Discover Douro” reúnem informação sobre 19 concelhos.

Visitar o Douro é agora mais fácil, com o portal e a aplicação móvel “Discover Douro”, que reúne informação sobre os 19 concelhos da região, num total de quase 80 pontos de interesse turístico.

O projeto digital foi criado pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), com o objetivo de reunir numa só plataforma dados relevantes para quem quer descobrir a região, como locais a visitar, onde comer, onde dormir e onde se divertir, assim como a agenda de eventos a decorrer no território.

O secretário executivo da CIM Douro, Miguel Santos, explica que com esta ferramenta já é possível planear e marcar as visitas ao Douro em qualquer parte do mundo.

Este responsável adianta que a disponibilização deste instrumento se insere numa estratégia de promoção da região, que incluiu o lançamento do Passaporte do Douro, no verão de 2021, que se revelou «um produto de sucesso». Com a app, passa a ser possível carimbar este passaporte de forma virtual, sendo que quem passar pelos 76 pontos de interesse recebe um certificado de excelência e uma garrafa de vinho do Porto.

«O Douro tem uma notoriedade muito grande, mas apenas 6% dos turistas que aterram no Porto rumam à nossa região. O nosso objetivo é, nos próximos dois anos, pelo menos duplicar esse número de visitantes», afirma, apontando que «a estratégia do Douro passa por promover internacionalmente todas as riquezas da região».

Por seu turno, o presidente da CIM Douro, Luís Machado, refere que esta ferramenta representa «um passo em frente» na projeção da região, depois da realização da Cidade Europeia do Vinho em 2023.

«Vai ajudar a dar um passo que todos os autarcas ansiávamos há muito tempo, que é uma promoção internacional organizada, focada e com objetivos», declara.

O também presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião destaca que o Douro é «uma região extraordinária», que «não é só um destino turístico, é um destino de vida».

O edil diz que a região quer captar investimentos que fixem e atraiam mais pessoas, de forma a repovoar o Douro, repondo a população para valores de há 20 anos.

A apresentação da plataforma “Discover Douro” decorreu no Manja Marvila, em Lisboa, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na presença de vários autarcas da região. A sessão incluiu uma demonstração gastronómica do chefe Nuno Matos, que já trabalhou no Six Senses Douro Valley, em Lamego, harmonizada com vinhos durienses.

Os 19 municípios que constituem a CIM Douro são Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

O portal pode ser encontrado em www.discoverdouro.pt e descarregada na Google Play e Apple Store.