twitter

Morreu António Cerqueira, ex-presidente da Câmara de Vila Verde

Morreu António Cerqueira, ex-presidente da Câmara de Vila Verde
Fotografia DR

Redação

Publicado em 15 de maio de 2024, às 12:23

Aos 85 anos

Morreu esta quarta-feira António Cerqueira, o primeiro presidente da Câmara de Vila Verde no pós-25 de abril. O antigo autarca tinha 85 anos.

António Cerqueira sofreu dois AVC (acidente vascular cerebral) nos últimos meses e encontrava-se em recuperação e estava a ser acompanhado pelo Hospital de Braga e pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.

O antigo autarca do CDS-PP ocupou o cargo de presidente da Câmara desde 1976 e esteve durante quase 20 anos. 

A Câmara de Vila Verde emitiu uma nota de pesar no início da tarde desta quarta-feira.

“O Município de Vila Verde está de luto. Faleceu hoje António Cerqueira, que foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e a quem é devida homenagem pelo trabalho que desempenhou no campo político e social, com um contributo inestimável para a história e o desenvolvimento do concelho de Vila Verde”, publicou no Facebook.

Nascido a 30 de setembro de 1938, em Santa Maria de Mós, concelho de Vila Verde, António Cerqueira foi professor do Ensino Básico durante 16 anos, 12 dos quais em Moçambique.

Foi Presidente de Câmara Municipal de Vila Verde durante 6 mandatos, a partir das primeiras eleições autárquicas pós 25 de Abril – de 1976 a 1997.

As cerimónias fúnebres decorrem amanhã, quinta-feira, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Mós: o corpo de António Cerqueira estará em câmara ardente a partir das 09h30 e o funeral terá lugar às 18h30, indo a sepultar no cemitério local.