twitter

Chuva mantém-se e há nova descida da temperatura esta terça-feira

Chuva mantém-se e há nova descida da temperatura esta terça-feira
Fotografia Avelino Lima

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 14 de maio de 2024, às 09:13

A temperatura volta a descer esta terça-feira.

A chuva mantém-se e a temperatura volta a descer esta terça-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros em geral fracos nas regiões Norte e Centro, descida de temperatura, em especial da máxima, e vento mais intenso nas terras altas e na costa ocidental a sul do Cabo Carvoeiro.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, nas regiões Norte e Centro o céu esta terça-feira vai apresentar períodos de muita nebulosidade, «apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Carvoeiro». Vão ocorrer aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes no litoral, «que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã e a partir do final da tarde».

O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) de oes-noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, em especial da região Centro, e na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro, em especial a partir da tarde». A previsão aponta ainda para uma descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

Já na região Sul, o céu vai mostrar períodos de muita nebulosidade, «apresentando-se pouco nublado na costa sul do Algarve, e na restantes regiões a partir do final da tarde», com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Alto Alentejo e no litoral oeste até meio da tarde. O vento vai soprar «moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, temporariamente sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando por vezes forte (até 45 km/h) e com rajadas até 60 km/h) na faixa costeira ocidental, em especial a partir da tarde, e nas terras altas, em especial nas serras algarvias». Vai sentir-se uma pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com dois a três metros, «sendo três a 3,5 metros a norte do Cabo Raso a partir da tarde», bem como uma temperatura entre os 16 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste com um metro, bem como uma temperatura entre os 17 e os 18ºC.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 18º Celsius e uma mínima de 10ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 16ºC, com a mínima a rondar os 11ºC.