twitter

Vieira do Minho promove segunda edição do Garranos Raide

Vieira do Minho promove segunda edição do Garranos Raide
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 13 de maio de 2024, às 18:11

Evento na Serra da Cabreira

A Câmara Municipal de Vieira do Minho, a Associação dos Criadores de Equinos de Raça Garrana, o Clube Equestre da Cabreira, Cooperativa Agrícola de Vieira do Minho e a Junta de Freguesia de Pinheiro estão a promover a segunda edição do Garranos Raide, um evento dedicado à promoção e celebração do Cavalo Garrano, uma das raças mais emblemáticas e características da região.

De acordo com os promotores, o Garranos Raide «é uma oportunidade única para celebrar e valorizar uma das raças mais emblemáticas da região, proporcionando momentos de emoção, convívio e cultura para todos os amantes dos cavalos e da natureza». O evento está marcado para o dia 18 de maio e terá lugar na deslumbrante Serra da Cabreira, mais especificamente no Campo de Tiro de Pinheiro, em Vieira do Minho.

A abertura do certame está prevista para as 07h30, com a receção dos participantes e aficionados do nobre animal. Entre as 08h00 e as 09h00, será realizada a inspeção e admissão dos animais que participarão na prova. A competição tem início às 09h30 e promete desafios emocionantes para os participantes e espetadores.

Após uma manhã repleta de adrenalina e habilidade equestre, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de um merecido almoço, marcado para as 13h00. À tarde, a partir das 14h30, terá lugar a Feira Nacional do Cavalo Garrano, onde será possível apreciar a beleza e a robustez desta raça, bem como assistir a uma demonstração das suas aptidões desportivas.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 16h30, momento de reconhecer e premiar os destaques da competição. E para encerrar o dia em grande estilo, às 20h30, está programado um espetáculo equestre, protagonizado por Miguel da Fonseca, e por uma apresentação do Rancho Folclórico Os Ceifeiros de Cantelães, prometendo animar e encantar os presentes.