twitter

Sol está de volta ao Minho para mais uma semana primaveril

Sol está de volta ao Minho para mais uma semana primaveril
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 06 de maio de 2024, às 08:54

Vai sentir-se, no entanto, uma descida da temperatura mínima esta segunda-feira.

O sol volta a brilhar esta segunda-feira, antecipando o regresso dos dias primaveris. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição gradual da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos apenas até final da manhã, bem como vento por vezes forte nas terras altas e uma descida da temperatura mínima.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu esta segunda-feira vai apresentar períodos de grande nebulosidade, «tornando-se em geral pouco nublado a partir do final da manhã». Vão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos até ao final da manhã, em especial na região Sul.

O vento vai soprar « fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro a partir da tarde». A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, bem como a possibilidade de formação de gelo ou geada em alguns locais do nordeste transmontano. Vai registar-se uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões Norte e Centro.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com um a 1,5 metros, bem como uma temperatura entre os 16 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste com um metro, bem como uma temperatura entre os 17 e os 18ºC.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 21º Celsius e uma mínima de 7ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 17ºC, com a mínima a rondar os 8ºC.