twitter

Dez rotas fáceis e (rápidas) para descobrir a pé (ou de bicicleta) o Minho

Dez rotas fáceis e (rápidas) para descobrir a pé (ou de bicicleta) o Minho
Fotografia DR

Thiago Correia

Publicado em 30 de abril de 2024, às 19:11

Poucos quilómetros e no máximo duas horas de percurso

A primavera é uma das alturas mais indicadas para o contato com a natureza por causa das temperaturas ainda amenas e dias longos. A região do Minho oferece diversas rotas, entre trilhos, ecovias e ciclovias, na montanha e perto do mar, com vistas que prometem garantir dezenas, centenas ou até milhares de gostos nas redes sociais.

Entre estes percursos, existem de diferentes níveis de dificuldades, alguns com poucas horas e outros que podem levar o dia inteiro. Aqui separamos aqueles para os que não pretendem fazer muito esforço, e nem demandam muito tempo (no máximo, cerca de duas horas, a depender do ritmo de cada um), para que possam parar diversas vezes para apreciar o ambiente e tirar as melhores fotos.

Percursos Marginais do Rio Minho

Com distância de cerca de 5,7 quilómetros, os Percursos Marginais do Rio Minho podem ser percorridos em 90 minutos. Esta rota fica em Melgaço e tem o Rio Minho como a sua grande atração. O percurso inicia-se na vila junto à Alameda Inês Negra, desenvolve-se em direção ao Centro de Estágios, adentra-se na Rede Natura e termina junto às Termas do Peso em Paderne.

Ciclovia da Foz do Rio Âncora

Também no Vale do Minho está a Ciclovia da Foz do Rio Âncora, com cerca de 800 metros. A rota em Caminha é constituída por dois segmentos, um em frente à praia de Vila Praia de âncora, outro na sua foz.

Ecovia de Cristelo

Esta outra rota em Caminha liga a vila a Moledo em 1,5 quilómetros junto à Mata Nacional do Camarida.

Trilho dos Moinhos do Forte do Paçô

No Vale do Lima, um dos destaques é o Trilho dos Moinhos do Forte do Paçô, em Carreço, Viana do Castelo. A rota tem como ponto de partida e chegada a Praia de Fornelos e o percurso de quatro quilómetros pode ser percorrido em cerca de 90 minutos. O trajeto conta com atrações como gravuras rupestres, moinhos de vento, o Farol e a Gândara de Motedor.

Caminho dos Mareantes

No Vale do Cávado está o Caminho dos Mareantes, um percurso de seis quilómetros pela cidade de Esposende, que pode ser percorrido em duas horas. 

Ciclovia da Frente Ribeirinha de Esposende

Na mesma cidade, a Ciclovia da Frente Ribeirinha de Esposende começa junto às Piscinas Municipais e prolonga-se até a praia de Suave Mar. O percurso conta com 1,65 quilómetros.

Percurso Costa dos Castanheiros

Vieira do Minho traz o Percurso Costa dos Castanheiros, que começa e termina na Casa da Guarda de Agra em Rossas. Com pouco mais de seis quilómetros, também pode ser percorrido em duas horas, e garante belas paisagens, fauna e flora e dois cursos de água.

Por São Pedro da Oliveira

Braga conta com este percurso de 6,3 quilómetros, e tem como ponto de partida e chegada a capela de S. Bento na UF Guisande e Oliveira. Além da beleza natural do local, a rota tem como atrativos os Marcos da Casa de Bragança e outros patrimónios religiosos.

Rota Margens do Rio Vizela

No Vale do Ave, um dos percursos é a Rota Margens do Rio Vizela, com início e fim na zona ribeirinha. Nos seus 4,2 quilómetros, os aventureiros podem ver diversificada fauna e flora durante cerca de 90 minutos.

Rotinha do Milénio

Para fechar esta lista, a Rotinha do Milénio, em Fafe. Começa e termina na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, em Cepães, e conta com património religioso e arqueológico. Conta com 3,5 quilómetros e pode ser percorrido em 90 minutos.