twitter

Festa do Alvarinho e Fumeiro mostra excelência de Melgaço

Festa do Alvarinho e Fumeiro mostra excelência de Melgaço
Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 27 de abril de 2024, às 23:51

Certame recebe milhares de visitantes.

Melgaço vive este domingo o último dia da 30.ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, um certame que mostra a excelência do concelho e serve de motor para a economia local. 

Organizado pela Câmara Municipal de Melgaço, o evento conta com um total de 53 expositores, que ocupam uma área de 3800m2, no Largo do Mercado Municipal, havendo um programa de animação que inclui provas comentadas de vinhos, demonstrações culinárias e música.

A iniciativa conta com 29 produtores de Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais e inovadores. Existem espaços específicos para a restauração, com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas, onde o serviço é assegurado por quatro restaurantes.

A cerimónia de abertura decorreu ao fim da tarde da passada sexta-feira, tendo o presidente do Município, Manoel Batista, lembrado que desde o início, em 1995, o certame passou de «uma festa de cariz popular para uma festa vínica de excelência, preparada com grande profissionalismo».

«Não tenho dúvidas de que é motor da economia do vinho e da vinha, da economia do turismo do território, mas também do alojamento, da gastronomia e das atividades de natureza», defendeu.

No discurso de abertura, o autarca considerou que «o evento posiciona Melgaço como um território de excelência, a vários níveis. E prova disso é o crescimento a que temos assistido, um pouco por todo o território».