twitter

“Vinhos a Descobrir” divulga produtores da região... e muito mais

“Vinhos a Descobrir” divulga produtores da região... e muito mais
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 26 de março de 2024, às 15:47

Certame decorre a 6 e 7 de Abril, na Alfândega do Porto.

Produtores da Região dos Vinhos Verdes vão marcar presença na edição de primavera do certame “Vinhos a Descobrir”, que decorre a 6 e 7 de abril, na Alfândega do Porto, com novidades para apresentar ao mercado.

Centrada na divulgação de pequenos e médios produtores portugueses, esta realização vai incluir o lançamento de cinco novas marcas e referências, bem como a estreia de dois produtores em feiras e de cinco em certames no Porto.

Entre os produtores que vão apresentar as suas marcas e respetivos vinhos, estão António Vilela Areias, da Póvoa de Lanhoso, e Quinta do Espigueiro Grande, de Vila Verde. 

A representação da região inclui a Quinta Cova da Raposa (Braga), Quinta do Montinho (Vila Verde), Quintas de Melgaço (Melgaço), Quinta da Cancela (Amarante) e Quinta de Valinhas (Lixa).

No total, cerca de 50 produtores vão apresentar mais de 400 referências em prova, representando a quase totalidade das regiões de Portugal. Vinhos Verdes, Trás-os-Montes, Douro, Porto, Dão, Beira Interior, Bairrada, Tejo e Alentejo vão proporcionar um périplo pela produção nacional, permitindo descobrir vinhos tranquilos, vinho do Porto, espumantes e moscatel. 

O evento inclui a mostra “Fora do Ninho”, dedicada a pequenos produtores de outos países, na qual vai ser possível encontrar vinhos da Síria, Líbano, Jordânia, África do Sul, França e Itália.

O programa contempla provas comentadas por Paulo Pimenta e Paulo Salgado, juntamente com o produtor. Nos dois dias, vão estar em prova vinhos de 17 produtores, sendo a entrada gratuita, mas sujeita a disponibilidade.

Vai também existir uma área que promove a ligação do vinho e gastronomia, com expositores gourmet e produtos regionais.

A iniciativa vai contar ainda com a participação Massimo Esposito, que pinta aguarelas com vinho. Os clientes particulares que fizerem compras superiores a 100 euros habilitam-se a receber uma destas aguarelas.

A entrada com degustação e provas de vinhos mais cinco senhas para descontar 1 euro em compras de vinhos (não acumulável) custa 14 euros por pessoa, para aquisições antecipadas. O preço no próprio dia sobe para 18 euros. O copo é cedido, devendo ser devolvido no final.

Recorde-se que o trabalho que o evento “Vinhos a Descobrir” tem desenvolvido na divulgação dos produtores portugueses foi reconhecido e premiado com o “W Award 2023”, de Aníbal Coutinho, como “Melhor Acontecimento do Ano 2023”.