As ruas de Arcos de Valdevez receberam, hoje, milhares de pessoas para assistirem ao Desfile dos Bois da Páscoa, evento que se afirma como uma «homenagem ao mundo rural».
Com as condições climatéricas a ajudarem, a iniciativa começou esta manhã, com o Concurso Pecuário Nacional, que decorreu no Parque da Ponte Nova.
Da parte de tarde, nas artérias da vila, decorreu o Desfile dos Bois das Páscoa, que segundo a tradição prepara as pessoas para o fim do jejum da Quaresma e mostra os melhores exemplares bovinos dos talhos locais.
O evento contou com a participação de seis talhos, que apresentaram 40 animais, a que se juntaram os vencedores do concurso de pecuária, e dez carros alegóricos. A animação foi assegurada pela Rusga do Povo da Távora Santa Maria e S. Vicente e pelo Rancho Folclórico de S. Paio – Arcos de Valdevez.
O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, considera que esta é uma «homenagem ao mundo rural, no que diz respeito à pecuária, mas também aos outros trabalhos do campo».
O autarca lembra que esta tradição, que se realiza 15 dias antes da Páscoa, visava «mostrar a qualidade dos produtores de gado de Arcos de Valdevez» e a capacidade de produção do concelho. «Ainda hoje, do ponto de vista do desenvolvimento rural, a pecuária ocupa um lugar de destaque em Arcos de Valdevez», realça.
Este responsável sublinha que o concelho quer «valorizar o mundo rural do ponto de vista cultural e económico». Em seu entender, este foi «um sinal da vitalidade económica do mundo rural».
O edil defende que esta é uma oportunidade para mostrar as raízes culturais do concelho e também para valorizar os produtos locais de excelência.
O desfile é uma tradição secular à qual o Município de Arcos de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL têm vindo a dar continuidade.
Para além da preservação da tradição, este evento tornou-se num cartaz turístico, que atrai visitantes ao concelho. O desfile deu início à programação “Viver a Páscoa 2024”, que decorre até ao próximo dia 5 de abril, com um conjunto de celebrações religiosas, iniciativas culturais e atividades de animação e lazer.