twitter

Temperaturas descem e chuva regressa ao Minho esta quarta-feira

Temperaturas descem e chuva regressa ao Minho esta quarta-feira
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 21 de fevereiro de 2024, às 08:58

As temperaturas vão descer a partir desta quarta-feira e até sexta-feira na ordem dos 10 a 12 graus Celsius.

As temperaturas vão descer a partir desta quarta-feira e até sexta-feira na ordem dos 10 a 12 graus Celsius, após terem estado muito acima da média, esperando-se também o regresso da chuva e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O instituto prevê para esta quarta-feira um aumento gradual de nebulosidade, com chuva fraca no Minho e Douro litoral no fim do dia, e uma descida da temperatura máxima no Norte e Centro.

“Estamos com a aproximação de uma superfície frontal fria que nos vai trazer novamente precipitação e intensificação do vento já para o final do dia de hoje. Assim temos para o fim do dia chuva fraca no Minho e Douro litoral e a passagem da frente na quinta-feira de norte para sul com períodos de chuva em todo o território, passando a regime de aguaceiros”, disse à Lusa Cristina Simões.

De acordo com a meteorologista do IPMA, na quinta-feira os aguaceiros serão já de neve a começar nos pontos mais altos da Serra da Estrela e depois a cota desce gradualmente até aos 800 a mil metros de altitude.

O IPMA emitiu aviso de queda de neve entre as 21h00 de quinta-feira e as 19h00 de sexta-feira nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Porto, Guarda e Vila Real. “O vento será especialmente forte no litoral e nas terras altas com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral e 80 a 85 nas terras altas na quinta e sexta-feira. Quero chamar também a atenção para a agitação marítima, que será forte a partir de quinta-feira, tendo o IPMA já emitido avisos amarelo e laranja”, disse.

Segundo Cristina Simões, as temperaturas vão descer gradualmente a partir desta quarta-feira e até sexta-feira. “Temos descidas na ordem dos 4 a 6 graus hoje [quarta-feira], de 2/3 na quinta-feira e na sexta há nova descida. No total deverão descer quase 10 graus. As temperaturas têm estado muito acima da média para a época do ano. Ainda estamos em fevereiro. Mas vão descer para níveis mais habituais”, indicou.

A meteorologista do IPMA adiantou ainda que pelo menos até ao fim de semana vai manter-se a chuva no norte e centro e as temperaturas também vão continuar baixas. “Nos próximos dias e porque as temperaturas descem e temos intensificação do vento, as pessoas vão sentir um maior desconforto térmico”, concluiu.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu esta quarta-feira vai apresentar períodos de grande nebulosidade, em especial por nuvens altas, «aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde». Vão ocorrer períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral para o fim do dia.

O vento vai soprar «fraco, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste a partir do fim da manhã e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Norte e Centro a partir do fim da tarde». A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, em especial nos vales dos rios, bem como para uma descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, bem como uma temperatura entre os 15 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas do quadrante oeste com um metro, bem como uma temperatura entre os 17 e os 18ºC.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 17º Celsius e uma mínima de 8ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 15ºC, com a mínima a rondar os 9ºC.