twitter

GNR deteve 24 pessoas na última semana em Viana do Castelo

GNR deteve 24 pessoas na última semana em Viana do Castelo
Fotografia Lusa

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 19 de fevereiro de 2024, às 15:24

A maioria das detenções ocorreu por condução sob o efeito de álcool.

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Viana do Castelo avançou esta segunda-feira que, na semana de 12 a 18 de fevereiro, levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. Foram detidas 24 pessoas, a maioria por condução sob o efeito de álcool.

Em comunicado, a GNR de Viana do Castelo adianta que foram detidas, em flagrante delito, 12 por condução sob o efeito do álcool, deis por tráfico de droga, quatro por condução sem habilitação legal e uma por posse de arma proibida. Foram apreendidas 877 doses de cocaína, 293 quilos de cobre, 201 munições, 44 doses de liamba, 11 doses de haxixe, dete telemóveis,  cinco armas de fogo, três peças em ouro, três armas brancas, dois veículos automóveis, duas motos de água, uma peça em diamante, um taser, uma moca, uma soqueira, uma balança, um computador, um reboque, um tablet, um pé de cabra e 14 500 euros em numerário.

No âmbito das operações de trânsito foram registadas 286 infrações, com destaque para 91 por excesso de velocidade, 58 por falta de inspeção periódica obrigatória e 45 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução. Foram ainda registadas 25 infrações por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 11 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças, nove relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, sete por falta de seguro de responsabilidade civil, oito por excesso de peso, três relacionadas com tacógrafos, três relacionadas com veículos agrícolas e uma relacionada com os pneumáticos.

De 12 a 18 de fevereiro ocorreram 43 acidentes no distrito. Destes, resultaram dois feridos graves e dez feridos leves. Quanto à fiscalização geral, foram emitidos 13 autos de contraordenação: cinco no âmbito do consumo de estupefacientes, quatro no âmbito do trânsito e segurança rodoviária e quatro no âmbito da proteção da natureza e do ambiente.

Foram realizadas 13 ações de sensibilização no âmbito do Programa “Idosos em segurança”, tendo sido sensibilizados 212 idosos, oito no âmbito da Violência no namoro, tendo sido sensibilizados 272 jovens e adultos, três no âmbito do Programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 60 comerciantes, duas no âmbito da Cidadania e Não-Discriminação, tendo sido sensibilizadas 112 pessoas, duas no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas sete pessoas, uma no âmbito da Internet Segura, tendo sido sensibilizados 20 jovens, e uma no âmbito do projeto “Protocolos Life”, tendo sido sensibilizados sete agricultores.