twitter

Ponte de Lima promove festival de caminhadas

Ponte de Lima promove festival de caminhadas
Fotografia

Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2024, às 09:35

Iniciativa decorre em três zonas de montanha do concelho

A Câmara de Ponte de Lima vai promover o 1.º Walkfest – Festival de Caminhadas de Ponte de Lima. Segundo fonte da autarquia, a iniciativa insere-se numa prática continuada de promoção do seu território com paisagens únicas, aliado a experiências diferenciadoras com carácter de proximidade com a comunidade. Assim, adianta a mesma fonte, este evento é composto por três festivais de caminhadas em três zonas de montanha do concelho.

Estas caminhadas para além de promoverem o território, pretendem estimular a comunidade para a prática ativa de experiências saudáveis e desenvolver nos participantes um equilíbrio e bem-estar psicoemocional através do contacto direto com a natureza. No que diz respeito ao programa, a 23 e 24 de março a caminhada será realizada no Vale do Trovela, a 18 e 19 de maio, nas Aldeias da Mesa dos 4 Abades, a 28 e 29 de setembro no Vale de Estorãos.

 Os locais foram selecionados pelas suas caraterísticas únicas e diferenciadoras, ainda pautados por uma natureza esplêndida, de riqueza pura que se torna algo especial nos dias de hoje oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer recantos únicos e paisagens de cortar a respiração. A Câmara de Ponte de Lima salienta que se pretende aliar estas atividades com as tradições e a gastronomia típica do concelho, proporcionando aos participantes um lanche com iguarias tradicionais, além de uma grande diversidade de workshops para miúdos e graúdos.

Esta iniciativa visa também desencadear nos participantes que realizam estas caminhadas uma sensibilização para práticas mais sustentáveis, uma vez que o município está a dar os primeiros passos para a certificação do concelho no âmbito de um Turismo mais sustentável. Todas as atividades vão ser orientadas por profissionais certificados de várias empresas de animação turística do concelho e contemplam seguro de responsabilidade civil e seguro de acidentes pessoais.