twitter

Gala de moda em Vila Verde revela 68 criações de jovens estilistas

Gala de moda em Vila Verde revela 68 criações de jovens estilistas
Fotografia

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 12 de fevereiro de 2024, às 16:41

Concurso realiza-se dia 14 no Parque Industrial de Gême, num espetáculo animado por Rita Guerra

Sessenta e oito coordenados vão desfilar quarta-feira, 14 de fevereiro, na Gala Namorar Portugal, em Vila Verde, referente ao XX Concurso Internacional de Criadores de Moda, realizado sob o mote “Lenços de Namorados, Escritas de Amor”.

O espectáculo em noite do Dia de Namorados realiza-se, mais uma vez, no Parque Empresarial de Gême, a partir das 21h00, com a presença de cerca de 400 espectadores.

Além das criações a concurso, de 14 instituições de ensino, das quais duas estrangeiras (Espanha e Hungria) e de 16 concorrentes a título individual (quatro de Vila Verde), serão exibidas ainda, extra concurso, peças de criadores de moda consagrados bordadas na Aliança Artesanal como Anabela Baldaque, Rafael Freitas e Nuno Gama. 

Liliana Santos, Luisinha Oliveira, Ana Andrade e Rodrigo Paganelli são alguns dos modelos que vão desfilar na passerelle as criações de moda, estando a apresentação do espetáculo a cargo de Iva Lamarão.

Este ano a Gala será animada pela cantora Rita Guerra, acompanhada pela Orquestra Viv’Arte.

O programa do espetáculo, que poderá ser o último no Parque Industrial de Gemê (ler texto abaixo), foi apresentado joje à imprensa pela presidente da Câmara de Vila Verde, segundo a qual o município tem tudo preparado para mais uma noite «mágica e de glamour».

«Estamos com todas as condições reunidas para que seja mais uma grande noite em Vila Verde. Com certeza que com toda esta programação e sendo este o dia maior da programação de “Fevereiro - Mês do Romance”, dia dos namorados, muitos serão aqueles que virão até Vila Verde, até ao nosso território que se tem posicionado enquanto epicentro do amor», disse Júlia Fernandes.

A autarca deixou uma palavra de agradecimento à Aliança Artesanal - Centro de Dinamização de Vila Verde pelo trabalho que tem desenvolvido e pela organização da Gala Namorar Portugal, bem como à equipa do Município envolvida na programação “Fevereiro - Mês do Romance”.

São colaboradoras da Aliança Artesanal e da Câmara Municipal quem asseguram o acolhimento dos concorrentes e parte da logística deste evento.

Este ano, do estrangeiro vêm alunos da Escuela de Arte e Diseño Mateo (Espanha) e da Technical Secondary School (Hungria). De Portugal estarão alunos da Casa Pia de Lisboa, Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra), CEARTE (Coimbra), Lisbon Schooll of Design, Escola Profissional de Braga, Cercifafe (Fafe), Escola Secundária de Vila Verde, ESPROMINHO (Braga), CENATEX (Guimarães), Escola Profissional de Felgueiras, Escola Tecnológica e Gestão de Barcelos e ETAP do Vale do Minho.

Os coordenados serão avaliados por um júri constituído por cinco pessoas com conhecimentos na área da moda, nomeadamente Elsa Barreto (estilista), Sylvie Castro (designer, criadora de peças de joalharia), Rafael Freitas (costureiro de alta costura), Abel Gonçalves (empresário de moda) e Maria José Abreu (professora auxiliar do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho).

O primeiro classificado receberá um prémio monetário no valor de 1000 euros, atribuído pelo Município de Vila Verde. Para o segundo classificado está reservado um cheque de 500 euros (entregue pela Caixa de Crédito Agrícola), enquanto o terceiro premiado receberá 300 euros (atribuído pela Associação Empresarial de Braga). O concurso atribui ainda o Prémio Revelação (300 euros, IPDJ), Prémio Público (300 euros, IBG), Prémio Delta Cafés (produto), Prémio Impacto Visual (300 euros, Fotofelicidade) e Prémio Stock Car (250 euros).

Gala Namorar Portugal deve mudar de localização no próximo ano

A gala da XX edição do Concurso Internacional de Criadores de Moda poderá ser a última no Parque Industrial de Gême.

Júlia Fernandes deu hoje quase como certa a transferência do espetáculo para a Adega Cultural de Vila Verde em 2025.

«A obra está concluída. Falta só fazer os arranjos exteriores. Acredito que para o ano já será possível realizar a gala Namorar Portugal na Adega Cultural», disse.

No ano em que o Concurso Internacional de Criadores de Moda completa 20 edições, Júlia Fernandes refere que a iniciativa tem vindo a crescer em qualidade e sobretudo no alcance daquele que é o seu principal objetivo: trazer para a contemporaneidade 

a tradição dos lenços de namorados e as suas escritas de amor, através da criatividade, da inovção dos jovens estilistas e costureiros. 

«São 20 anos de orgulho a promover os lenços de namorados, são 20 anos a construir também esta marca Namorar Portugal para que todo o território se posicione enquanto destino muito ligado ao amor e onde o amor acontece», acrescentou a autarca.