twitter

Concelhos do Vale do Minho servem excelência da lampreia até abril

Concelhos do Vale do Minho servem excelência da lampreia até abril
Fotografia DR

Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2024, às 09:32

lampreia do rio Minho vai à mesa de restaurantes

A 5.ª edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho: Um prato de Excelência” vai decorrer aos fins de semana, entre 15 de fevereiro e o mês de abril, em cerca de uma centena de restaurantes aderentes dos concelhos de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira. Vai ser oficialmente aberta a época da Lampreia do rio Minho, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, na Quinta da Malaposta, no concelho de Vila Nova de Cerveira, com um showcooking e uma prova gastronómica, anunciou a autarquia cerveirense.

A “Lampreia do Rio Minho: Um prato de Excelência” é o mote de um evento anual dinamizado pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho desde 2010, em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira). 

Este evento gastronómico de referência tem como principal objetivo «a promoção de um produto/ prato tradicional, portador de uma forte componente turística para este território», resumem os promotores. Além de valorizar a lampreia do Rio Minho, enquanto recurso endógeno e de elevado valor gastronómico, promove, paralelamente, as potencialidades naturais e culturais de cada concelho.

 A sessão de abertura da XV edição da ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’ está agendada para as 15h30, de 15 de fevereiro, pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, na Quinta da Malaposta, seguindo-se a apresentação do programa da iniciativa pelo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, Manoel Batista. Pelas 16h00, o biólogo do Aquamuseu do Rio Minho, Carlos Antunes, abordará a questão d’“A tradição gastronómica e a abundância dos recursos”, encerrando-se com um showcooking e uma prova gastronómica de arroz de lampreia e de produtos regionais do Vale do Minho.

Ainda segundo a mesma nota à imprensa, ao longo de dois meses – 15 de fevereiro a 15 de abril –, uma centena de restaurantes dos seis municípios do Vale do Minho dispõem nos seus cardápios as formas de confeção mais tradicionais, assim como as mais inovadoras da ‘rainha’ do Rio Minho, sempre com sugestões irresistíveis.