De acordo com os dados do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal (AECT - GNP), entidade gestora do programa, na modalidade de Estadias de Investigação, foram selecionadas 99 das 266 candidaturas recebidas.
Estas candidaturas destinavam-se a projetos de pessoal docente e investigador (PDI), investigadores pré ou pós-doutorais (Investigador) e Pessoal Administrativo e de Serviços (PAS) das universidades, institutos politécnicos e fundações biomédicas vínculadas às universidades da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal.
No caso dos Centros Tecnológicos podiam candidatar-se Gestores de Inovação com cinco ou mais anos de experiência acreditada nessas tarefas e Técnico de I+D+i com menos de cinco anos de experiência.
Já na modalidade de Publicações Científicas ('papers'), foram selecionadas 71 candidaturas das 77 recebidas.
Neste caso, dado o elevado número de candidaturas apresentadas, a Comissão de Avaliação optou por selecionar, unicamente, ajudas aos artigos publicados nas revistas de maior prestígio, - assinala a entidade gestora do programa em comunicado.
“A nossa Eurorregião continua na primeira linha em publicações científicas”, afirma em comunicado o diretor do AECT Nuno Almeida, acrescentando que as publicações conjuntas selecionadas “são um bom exemplo da, cada vez maior, interrelação entre as instituições de Ensino Superior e da notável qualidade da investigação que se está a desenvolver na Eurorregião”.
Estes artigos têm que ser desenvolvidos através da colaboração transfronteiriça conjunta, por autores vinculados às instituições de Ensino Superior da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal (universidades e institutos politécnicos) que formam parte do programa.
A convocatória, cujo prazo terminou em 15 de dezembro de 2023, tem uma dotação financeira total de 200 mil euros, 150 mil euros para Estadias de Investigação e os restantes 50 mil euros para Publicações Científicas.
O programa IACOBUS tem como objetivo principal fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos dos centros de ensino superior da Eurorregião - Professores; Investigadores; Pessoal de Administração e Serviços (PAS) - facilitando a partilha de atividades formativas, de investigação e de divulgação.
Criado em 2014, o IACOBUS é parte integrante do RED IACOBUS, projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e, tem um orçamento total de 1.695.665 euros para o período 2023-2026.
De acordo com a informação disponibilizada na página oficial do programa, entre 2014 e 2021, o AECT realizou convocatórias do IACOBUS Estadias, com um orçamento total de aproximadamente 1.276.600 euros, financiando 1.095 Estadias de Investigação.
A primeira Convocatória do Programa IACOBUS - Publicações Científicas (Papers) arrancou em 2018.