twitter

Novo dia de sol, mas com descida da temperatura

Novo dia de sol, mas com descida da temperatura
Fotografia Matilde Veiga

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 31 de janeiro de 2024, às 09:49

Vai sentir-se um acentuado arrefecimento noturno esta quarta-feira.

O dia esta quarta-feira vai ficar marcado pelo sol, mas com uma nova descida da temperatura. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado, temporariamente muito nublado por nuvens altas, bem como neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir no nordeste transmontano e Beira Alta, e um acentuado arrefecimento noturno.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu esta quarta-feira vai apresentar-se pouco nublado, temporariamente muito nublado por nuvens altas. O vento vai soprar «fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, temporariamente de norte na faixa costeira ocidental durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no barlavento algarvio e nas terras altas das regiões Centro e Sul, em especial até ao fim da manhã e a partir do final da tarde».

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, «podendo persistir ao longo do dia no nordeste transmontano e Beira Alta», bem como um acentuado arrefecimento noturno.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com 1,5 a dois metros, «sendo dois a 2,5 metros até ao início da manhã», bem como uma temperatura entre os 14 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sueste com um a 1,5 metros, bem como uma temperatura entre os 17 e os 18ºC.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 21º Celsius e uma mínima de 7ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 20ºC, com a mínima a rondar os 9ºC.