O programa “Da Quaresma à Pascoa” vai voltar a assinalar o período da Semana Santa em Guimarães, entre 15 e 31 de março, com um vasto programa de cariz religioso, cultural e turístico, contribuindo para fortalecer as dinâmicas associadas ao setor do turismo e fruição do espaço público na cidade. Envolvendo um «vasto conjunto de parceiros que ajudam a engrandecer» o período da Quaresma à Páscoa, aquele programa pretende «qualificar e alargar a oferta religiosa e cultural, a par do contributo para a retenção de turistas, numa altura do ano em que a cidade é muito visitada», sobretudo por espanhóis, resumiu, o vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, ontem, na apresentação do evento.
A relação entre a cultura e a religiosidade são os principais ingredientes da programação, mas que este ano foi enriquecida com «outras dimensões». Assim, as novas dimensões de oferta foram acrescentadas para valorizar as propostas que enriquecem as tradicionais celebrações religiosas deste período pascal. «Faz--nos sentido, do ponto de vista cultural e turístico, trabalhar este período do ano em que Guimarães é muito visitada, especialmente por pessoas oriundas da vizinha Espanha, além do festival e da grande componente expositiva, oferecendo outras componentes como a programação da Biblioteca Municipal Raúl Brandão e do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, que terão oficinas de expressão plástica e dramática, mas também visitas ao património.
A isto somam-se os fins de semana gastronómicos que fizemos coincidir com este período, o concerto “Via Crucis – Iter Humanitatis” [reinterpretação da Via Sacra com música ao vivo], na igreja de Nossa Senhora da Conceição (dia 23 de março), e a Queima do Judas (30 de março), no Largo da Capela de S. Roque, na freguesia da Costa», anunciou Paulo Silva Entre as atividades de índole religioso, destacam-se a Procissão dos Santos Passos ou Procissão do Encontro (dia 17) –, a Via Sacra (dia 20), a Procissão das Endoenças (dia 28) e a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-Feira Santa. Destaque, ainda, para a exposição "A Paixão em Guimarães", com um percurso por 12 igrejas, Passos da Paixão e museus vimaranenses, no qual o visitante fica a conhecer um número significativo de 49 peças de elevada qualidade artística, todas relacionadas com a Paixão.