O Executivo Municipal de Fafe aprovou, no passado dia 22 de janeiro, um protocolo de colaboração entre a autarquia e o PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, associado à Universidade do Minho. Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer o tecido empresarial do concelho através de uma estratégia de cooperação, informa o comunicado enviado ao Diário do Minho.
O protocolo estende-se a diversas áreas de colaboração, abrangendo o intercâmbio de conhecimentos e competências técnicas e científicas, oportunidades estratégicas de pesquisa, parcerias e apoios para a execução de projetos de investigação e desenvolvimento. Além disso, prevê a cooperação na realização e promoção de teses de mestrado e doutoramento em empresas locais, a valorização do potencial dos sistemas locais de inovação e a formação avançada de recursos humanos mais qualificados.
O PIEP, uma associação de natureza tecnológica e científica criada em 2000, mantém uma estreita relação com a Universidade do Minho e o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas), prestando serviços a diversos setores industriais, desde automóveis e aeroespacial até saúde e segurança rodoviária.
Este protocolo resulta do esforço e compromisso do Município de Fafe em estabelecer uma aproximação aos centros de interface tecnológicos e científicos existentes na região para que a sua presença se intensifique junto do tecido empresarial de Fafe e as redes de colaboração possam contribuir para aumentar os níveis de competitividade das empresas e promover a sua participação em ações de inovação e valorização do conhecimento cientifico-tecnológico.