twitter

PSD de Viana do Castelo retira confiança política Eduardo Teixeira

PSD de Viana do Castelo retira confiança política Eduardo Teixeira
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 25 de janeiro de 2024, às 09:52

A concelhia do PSD de Viana do Castelo retirou, com efeitos imediatos, a confiança política ao vereador e militante Eduardo Teixeira, por desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido, foi hoje divulgado.

 

Em comunicado enviado às redações, o PSD de Viana do Castelo explica que “o desrespeito institucional do militante e vereador eleito pela coligação PSD/CDS-PP Eduardo Teixeira para a câmara municipal, para com a comissão política, tem vindo a ser crescente, tomando posições nas reuniões camarárias contrárias às orientações políticas emanadas, em desrespeito até pelos estatutos do partido”.

A concelhia destaca ainda que “a notícia sobre a possibilidade de o militante do PSD, Eduardo Teixeira, encabeçar a lista por outro partido paira há dias na comunicação social local e nacional e inexplicavelmente nunca foi desmentida pelo próprio, manchando o bom nome do PSD”.

A Lusa tentou ouvir o vereador Eduardo Teixeira, mas sem sucesso.

Para a concelhia social-democrata liderada por Orlando Antunes, trata-se de “uma situação intolerável”, que obrigou a comissão política, “na defesa, quer dos valores do partido quer dos vianenses”, a decidir “pela retirada imediata da confiança política ao vereador e militante do PSD Eduardo Teixeira”.

Com aquela decisão, tomada na quarta-feira em reunião daquele órgão partidário, “o PSD de Viana do Castelo demarca-se de todas e quaisquer posições políticas e decisões que Eduardo Teixeira vier a tomar como vereador na Câmara de Viana do Castelo”.

Para a concelhia social-democrata, “sempre que Eduardo Teixeira esteve presente nas reuniões da comissão política, onde tem lugar por inerência e para as quais foi sempre convocado, a sua postura foi a de condicionar a ação política desta comissão política”.

Segundo o PSD, Eduardo Teixeira, “não divulgava internamente e atempadamente a documentação de suporte aos assuntos que constam nas ordens de trabalho das reuniões do executivo camarário”, sustenta a concelhia”.

A estrutura partidária adianta que “suas posições e sentido de voto na Câmara de Viana do Castelo servem para, posteriormente, condicionar e pressionar os deputados municipais a seguirem o mesmo rumo nas suas votações”.

Para o PSD, com aquela forma de atuação, Eduardo Teixeira faz com que os deputados na Assembleia Municipal “sigam as linhas políticas da vereação e não cumpram as orientações políticas que a comissão política, estatutariamente, legitimada para o efeito, previamente lhes indica”.