twitter

Arcos de Valdevez dinamiza inverno com mais de 100 iniciativas e eventos

Arcos de Valdevez dinamiza inverno com mais de 100 iniciativas e eventos
Fotografia Avelino Lima

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 19 de janeiro de 2024, às 09:55

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez apresentou, ontem, a programação da iniciativa “ArcosInverno”.

O inverno oferece em Arcos de Valdevez «paisagens deslumbrantes» e muitas experiências que apenas podem ser vividas no concelho «com sabores e saberes contados à lareira, pelas mãos das gentes do território, que sabem receber como ninguém». A isto a autarquia soma, agora, o programa do “ArcosInverno», com a oferta de mais de 100 iniciativas e atividades, entre janeiro e março.  Com aquela nova aposta, integrada no programa municipal “Quatro Estações”, o Município de Arcos de Valdevez quer «continuar a dar muitos e bons motivos para que muitos visitem o concelho todo o ano», resumiu o presidente da Câmara, João Manuel Esteves, ontem, na apresentação daquela vasta programação. Além da forte e qualitativa oferta cultural e desportiva, o autarca sublinhou que o inverno «é uma época muita bonita no concelho, que valoriza mais as paisagens fantásticas que temos, oferecendo imagens espetaculares».

 Assim, entre janeiro e março, os passeios e caminhadas no concelho ganham um particular encanto, que pode ser observado e fruído desde o parque nacional da Peneda-Gerês à aldeia do Sistelo, uma das sete maravilhas de Portugal, passando pelas florestas encantadas, o miradouro de Cunhas ou o baloiço de Penouços.  Para reconfortar o estômago há sempre a boa gastronomia minhota e um fim de semana, a 10 e 11 de fevereiro, em que 21 restaurantes do concelho levam à mesa o Cozido à Moda dos Arcos. Mas aquele programa começa com o «maior festival nacional de música moderna portuguesa», o Sons de Vez, que nesta 22.ª edição arranca, a 3 de fevereiro com The Legendary Tigerman. O cartaz oferece, ainda, até 23 de março, concertos de Manel Cruz, Salvador Sobral, AGIR e Tiago Nacarato. E estes são apenas alguns dos 13 nomes que integram o cartaz. A primeira grandes festa vai fazer-se com folia e máscaras, entre 9 e 13 de fevereiro, com «o maior Carnaval do Norte do país e transfronteiriço, com a presença e participação dos “comparsas” da Galiza», assinalou João Manuel Esteves.

A abertura está reservada à pequenada, com centenas de crianças dos estabelecimentos de ensino, enquanto o dia grande está reservado para o encerramento, com o tradicional desfile, em que participam mais de 1.600 figurantes, 25 carros alegóricos e mais de 30 associações. No fim de semana de 7 a 9 de março, a adrenalina sobe com a celebração dos 25 anos do “Arcos TT”, com centenas de participantes sobre duas rodas.  O último fim de semana o programa, a 17 de março, é reservado ao tradicional desfile dos “Bois da Páscoa”. A festa de valorização do mundo rural e da Cachena, integra um concurso de gado, a mostra de mais de 40 exemplares da raça bovina e um majestoso desfile com 12 carros alegóricos. Neste programa, onde a autarquia investe na globalidade mais de 200 mil euros, «há de tudo e mais alguma coisa», mas há sobretudo «dezenas de milhares de participantes nas ruas e mais de 1 milhão de retorno para a economia local», concluiu João Manuel Esteves.