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Turismo do Porto e Norte lança plataforma para vender experiências

Turismo do Porto e Norte lança plataforma para vender experiências
Fotografia DR

Redação

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 17 de janeiro de 2024, às 10:27

Marketplace vai permitir reservar e comprar experiências turísticas e alojamento na região.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) anunciou que vai estar disponível, ao longo deste mês, a plataforma ‘marketplace’, um sítio ‘online’ para reserva e compra de experiências turísticas e alojamento na região.

«Nós lançamos o ‘marketplace’ ao longo deste mês. O ‘marketplace’ é precisamente para colocar estas empresas no radar, para permitir a sua promoção e a sua comercialização, porque vai permitir que um turista escolha, mas compre sem ter que sair da plataforma», declarou Luís Pedro Martins, à margem do evento “BOOST – Building Better Future”, no Porto.

Falando do ano 2023, fez um balanço positivo. «Registámos no ano 2023 mais um recorde nacional e também um recorde neste caso regional, mas para nos mantermos com esta performance, com este desempenho, é preciso perceber as tendências, é preciso saber o que é que está a fazer, nomeadamente perceber a jornada do turista, perceber como é que ele faz a pesquisa, os destinos que quer experienciar e perceber também como é que ele compra», disse.

No discurso que fez no BOOST, Luís Pedro Martins relembrou que a região Norte ultrapassou, em 2023, a barreira dos seis milhões de hóspedes – mais 15% do que em 2022 –, e que a região está, no ranking nacional, em número dois em relação aos hóspedes. Todavia, lembrou que para manter aqueles números recorde é preciso manter a região na vanguarda. «É preciso perceber a jornada do turista no digital, saber por onde começa e os roteiros que faz. Precisamos de estar preparados e perceber como é que a Inteligência Artificial (IA) pode estar ao nosso serviço», afirmou.

Segundo o responsável, o lançamento do ‘marketplace’ vai permitir que as Pequenas e Médias Empresas também possam estar no digital e vender as suas experiências. A plataforma digital vai começar por ter disponível a animação turística da região. Por exemplo, se um turista quiser ter a experiência de navegar em barcos no Douro, pode comprar na ‘marketplace’, ou se quiser fazer uma experiência em Trás-os-Montes pode reservar de imediato e comprar na plataforma.