twitter

Póvoa de Lanhoso celebra 25 de Abril ao longo de todos os meses do ano

Póvoa de Lanhoso celebra 25 de Abril ao longo de todos os meses do ano
Fotografia DM

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 14 de janeiro de 2024, às 09:48

Póvoa de Lanhoso vai valorizar contributos do 25 de Abril para a democracia e o progresso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso quer fazer das comemorações das bodas de ouro da Revolução dos Cravos uma «grande jornada de democracia e liberdade». Para isso, vai realizar um vasto conjunto de iniciativas, muitas descentralizadas, dirigidas a todas as faixas etárias e ao longo de todos os meses do ano.

 «Este é um programa que nós pretendemos que na Póvoa de Lanhoso seja transversal, desde logo a todas as instituições que colaboram connosco, a transversalidade de ao longo de todo o ano termos iniciativas todos os meses e ser para todas as faixas etárias», resumiu o presidente da Câmara Municipal, Frederido Castro,no final da apresentação pública do evento, que juntou dezenas de convidados no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 O grande objetivo, apontou o autarca é valorizar a democracia e a liberdade, mas , sobretudo, «deixar alguma marca nos habitantes do concelho sobre a importância que teve o 25 de Abril de 1974». Com aquele programa comemorativo das bodas de ouro da Revolução de Abril, liderada pelo Movimento das Forças Armadas, colocando fim a quase 50 anos de ditadura e abrindo caminho para a implementação da democracia no país, Frederico Castro sublinhou que «é importante que as pessoas percebam o que era a Póvoa de Lanhoso há 50 anos atrás e da enorme evolução que existiu». Para ajudar à perceção, está já em marcha a iniciativa “50 Anos, 50 Imagens”, com publicação semanal nas redes sociais do Município de uma imagem histórica do percurso da democracia no concelho.

 No âmbito do programa, em fevereiro vai iniciar-se pelo concelho uma recolha de testemunhos populares das memórias de abril que serão depois partilhadas num ciclo de cinema que ocorrerá nos  meses de verão. O mês de março terá uma concentração de motas anteriores a 1974 e o Festival Concelhio da Juventude. Em abril, a Póvoa de Lanhoso vai inaugurar um jardim e mural na Avenida da República e a recriação do monumento ao 25 de Abril, realizando a tradicional sessão solene em espaço público e homenageando os que nasceram na data e ano da efeméride. Entre muitas outras inciativas, destaque para a realização, a 8 de junho, de Assembleias Municipais Jovens, com alunos do 3.º ciclo e com estudantes do secundário, assim como a Feira da Liberdade, em agosto.

Em setembro , a Revolução dos Cravos também marcará a comemoração do Dia do Concelho, protendo distinção de personalidades e instituições que tenham tido relevância neste domínio, além da exposição de fotografia “Olhares da Liberdade”, resultado do envolvimento dos alunos dos agrupamentos de escolas. Outubro será marcado pela iniciativa desportiva  “Liberdade em Movimento”, tendo lugar em novembro a Semana para a Igualdade e Não Discriminação. O ano comemorativo vai fechar, em dezembro, com um colóquio de autarcas. «Queremos que este seja um programa que impacte e que deixe contributos para memória futura, mas sabemos que terá tanto mais sucesso quanto maior for o envolvimento da população», concluiu Frederico Castro.