O ano de 2024 volta a ter ao longo dos 12 meses a oferta de 12 grandes eventos no calendário de iniciativas oferecidas pela Câmara Municipal de Vieira do Minho. O programa “Sentir Vieira”, ontem apresentado, contempla uma oferta «considerável e diversificada» para afirmar uma imagem impulsionadora de atração turística, divulgar, dinamizar e prestigiar as inúmeras potencialidades o concelho. O Município de Vieira do Minho criou, há anos, «um programa de grandes eventos mensais complementado com outras atividades que, no conjunto, contribuem para afirmar a identidade e promover o desenvolvimento do concelho», resumiu, ontem, o presidente da autarquia, António Cardoso, na apresentação do programa de 2024 do “Sentir Vieira”.
Segundo o autarca, trata-se de um programa «muito considerável e diversificado, fruto do nosso empenho e trabalho, mas também de um concelho e movimento associativo muito dinâmicos». Uma aposta «de sucesso» e que tem dado bons frutos, dado que «Vieira do Minho em crescido muito nos resultados líquidos do turismo fruto desta aposta de iniciativas e promoção permanentes», valorizou António Cardoso. A edição 2024 do “Sentir Vieira” arranca este domingo, dia 14 de janeiro, com a realização do XXX Encontro de Reisadas. Este evento, a exemplo dos realizados em anos anteriores, é organizado pela autarquia e tem contado, ao longo destes 30 anos, com a participação de grupos locais e de concelhos vizinhos, perpetuando na memória do povo as tradições das gentes da terra. A XVI edição da Feira do Fumeiro, que vai decorrer de 02 a 04 de fevereiro, em frente aos Paços do concelho será a segunda iniciativa do ano, afirmando «uma das melhores feiras do país» onde vieirenses e visitantes podem adquirir e degustar os tradicionais produtos de fumeiro. Para março está agendada a atividade do Rali de Vieira do Minho, num excelente piso de terra, que fará parte do calendário do Campeonato Norte de Ralis. Depois do mês em que se assinalam-se as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, em maio vai realizar-se o Raide do Cavalo Garrano para valorizar criadores, a Serra da Cabreira e o cavalo garrano Em junho decorrerá mais uma edição da Agro Vieira que «vai voltar a reunir uma grande mostra daquilo que é a qualidade e a riqueza do nosso mundo rural nas suas mais variadas vertentes».
Em julho, a atividade será a Mostra do Associativismo, enquanto em agosto «os visitantes e os nossos emigrantes» podem assistir ao Festival de Folclore, decorrendo em setembro a Desfolhada Tradicional, em festas de alegria que valorizam «os nossos costumes e tradições». O mês de outubro, como não poderia deixar de ser, é dedicado à Feira da Ladra, o evento que em 2023 mais visitantes atraiu ao concelho, estando para novembro agendada a realização do Mercado de Outono e as Jornadas Micológicas. A última iniciativa decorre no Lagar de Azeite Tradicional de Vilarchão, com a realização da apanha e moagem da azeitona.