twitter

Centro Social Vale do Homem lança obras de apoio à deficiência e à infância

Centro Social Vale do Homem lança obras de apoio à deficiência e à infância
Fotografia Avelino Lima

Publicado em 13 de janeiro de 2024, às 11:24

Cerimónia foi presidida pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes

O Centro Social Vale do Homem assinalou ontem 18 anos de atividade com o lançamento da primeira pedra da Casa Mãe – Quinta do Senhor, no concelho de Vila Verde, e do Clube dos Pequenos – Berçário e Creche, em Braga, ambas as cerimónias presididas pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Em Vila Verde, a Casa Mãe – Quinta do Senhor, vai nascer uma estrutura de apoio à deficiência, composta por um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e uma Residência de  Autonomização e Inclusão (RAI).

Nas intervenções, o presidente do Centro Social Vale do Homem, Jorge Pereira, salientou que esta quinta, com 30 mil metros quadrados, «será uma grande referência nacional no que diz respeito a projetos sociais e inclusivos, sem barreiras arquitetónicas, com lugares aprazíveis e seguros, fazendo a ligação às raízes  e tradições culturais da região e, em simultâneo, cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)», num investimento total de 3,5 milhões de euros, dos quais 1,3 milhões do PRR, um milhão de euros de financiamento bancário, sendo o restante capitais próprios. Jorge Pereira aproveitou a presença da secretária de Estado da Inclusão para dizer que a sua instituição pretende ali instalar uma resposta social inovadora, a Habitação Colaborativa. «Temos um projeto de excelência cuja candidatura ao PRR será submetida na próxima semana», revelou. A presidente da Câmara de Vila Verde aproveitou a sua intervenção para elogiar o Centro Social Vale do Homem e a sua ação ao longo destes 18 anos.

 «Esta instituição disse sempre presente e foi por isso que foi construindo, começando com um centro social e hoje vemos todo o trabalho que está a ser desenvolvido, não só no concelho de Vila Verde, como também em Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Braga Barcelos. Isto mostra coragem, determinação», disse Júlia Fernandes, manifestando-se orgulhosa por ter no seu concelho aqueles que fazem a diferença, aqueles que trabalham em prol dos outros.. Na sua intervenção, a secretária de Estado da Inclusão salientou a importância do PARES 3 e do PRR para a concretização destas respostas sociais que o país muito precisa. «O desafio é muito grande. Nós temos neste momento 832 projetos em execução no país todo, nas diferentes respostas sociais, cerca de metade delas estão em fase de obra», disse. Em relação à Casa Mãe – Quinta do Senhor, a secretária de Estado afirmou estar perante um «projeto grande», que tem comparticipação do Estado, recentemente revisto, tendo em conta o aumento dos custos relativos à construção, com a devida autorização da União Europeia.

 

Creche em Gualtar

 Após esta cerimónia, a comitiva seguiu para a freguesia de Gualtar, em Braga, para o lançamento da primeira pedra do Clube dos Pequenos – Berçário e Creche, uma valência também da responsabilidade do Centro Social Vale do Homem. O presidente da instituição explicou que esta valência é uma das dez dimensões deste centro social. Segundo Jorge Pereira, o Clube dos Pequenos – Berçário e Creche, um investimento de 2,3 milhões de euros, é uma «resposta inovadora, com horários alargados, sem interrupções letivas, com serviço de “babysitting”, que vai ao encontro dos novos horários laborais, conciliando a vida familiar, académica e profissional». «Uma creche de cariz inovador, replicável como está já acontecer em Vila Real, Coimbra e Faro», acrescentou, salientando que esta resposta surge em parceria com a Câmara de Braga, que cedeu o direito de superfície junto ao Hospital de Braga e a UMinho. Em representação da autarquia bracarense, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda disse ser este um momento de «grande satisfação», dando os parabéns ao Centro Social Vale do Homem «pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da comunidade» e da «coesão territorial». Por fim, a secretária de Estado de Coesão sublinhou o trabalho que o Governo tem vindo a fazer no alargamento do número de vagas nas creches em Portugal e na gratuitidade desta valência para as famílias.