twitter

Viana do Castelo vai investir 200 mil euros para reforçar cuidados de saúde primários

Viana do Castelo vai investir 200 mil euros para reforçar cuidados de saúde primários
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 11 de janeiro de 2024, às 11:50

A Câmara de Viana do Castelo vai investir, este ano, 200 mil euros no reforço de recursos humanos em diversas extensões de saúde e no aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, foi hoje divulgado.

Em outubro de 2020, a Câmara e a Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM) celebraram um protocolo de cooperação para reforço de assistentes operacionais e técnicos que tem permitido a alocação de recursos humanos às extensões de saúde de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima, Lanheses, Alvarães, Vila Franca, Afife, Carreço e UCSP de Darque.

Entre 2021, 2022 e 2023, o protocolo representou um investimento municipal de quase 250 mil euros e, em 2024, o reforço de recursos humanos em nove Unidades de Saúde implica a contratação de 11 profissionais.

Já o protocolo viaturas – cuidados de saúde domiciliários, representou entre 2021 e 2023, um investimento municipal foi de 95 mil euros. Atualmente, no âmbito deste protocolo estão disponíveis duas viaturas para o centro de saúde de Darque, uma para o de Barroselas e, duas para o de Viana do Castelo.