O Município de Arcos de Valdevez consignou a obra de melhoria das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada, desde a Ponte Nova à Ponte do Toural, adjudicada à empresa Martins e Filhos, Lda., com um investimento global de 1,2 milhões de euros e financiada por Fundos Europeus, informou a autarquia.
Aquela intervenção irá promover a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público e «valorizar os espaços de lazer e de atravessamento, conferindo-lhe uma utilização diversificada e acessível, nomeadamente para múltiplos eventos e atividades lúdicas», valoriza a gestão municipal, em comunicado.
Ainda segundo a autarquia, a intervenção procura privilegiar a ligação entre os principais pontos de circulação pedonal no centro urbano, intervindo nos percursos mais utilizados pelas pessoas, contribuindo para a dinamização das atividades económicas e sociais. A intervenção propõe-se requalificar os percursos pedonais, tanto os que fazem parte da rede viária como dos interiores.
Como a acessibilidade também implica segurança, compreensão espacial e conforto para todos, propõe-se a criação de um espaço mais fluido e com ausência de barreiras físicas e visuais, pelo que a distribuição de caminhos e jardins é reorganizada e dotada de equipamento e mobiliário urbano acessível. Todos os passeios serão intervencionados.