twitter

Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à agitação marítima esta quarta-feira

Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à agitação marítima esta quarta-feira
Fotografia Nuno Cerqueira/Arquivo DM

Diana Carvalho

Jornalista

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 03 de janeiro de 2024, às 08:40

Chuva também se mantém esta quarta-feira, apesar de menos frequente.

Braga e Viana do Castelo estão entre os sete distritos do continente que estão esta quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A previsão do instituto aponta ainda para um dia com céu geralmente muito nublado com períodos de chuva, que será por vezes forte, em especial no Norte e Centro até ao início da manhã.

Os distritos do Braga, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e |Porto vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros entre as 12h00 desta quarta-feira e a meia noite de quinta-feira. Devido à chuva, que pode ser forte, o IPMA colocou também o distrito de Coimbra, até às 09h00 desta quarta-feira, e Setúbal e Évora, entre as 12h00 e as 18h00, sob aviso amarelo. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação, segundo a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional. As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão condicionadas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu geralmente muito nublado com períodos de chuva, que será por vezes forte, em especial no Norte e Centro até ao início da manhã e agitação marítima forte na costa ocidental. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 2 graus Celsius (em Bragança) e os 13 (em Faro e Évora) e as máximas entre os 12 (em Bragança) e os 19 (em Faro).

Nas regiões Norte e Centro, a previsão descritiva do instituto aponta para céu muito nublado, «diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da manhã de norte para sul». Vão ocorrer períodos de chuva, por vezes forte, «passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir da manhã».

O vento vai soprar «fraco, soprando por vezes moderado (até 25 km/h) de oeste/sudoeste no litoral a sul do cabo Mondego e forte (até 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã». Vai registar-se também uma pequena subida da temperatura mínima no interior.

Já na região Sul, o céu vai mostar-se muito nublado, com períodos de chuva, «que poderá ser localmente intensa a partir da tarde, com exceção do Algarve, onde será fraca e pouco frequente». O vento vai soprar «fraco, soprando por vezes moderado (até 25 km/h) de oeste/sudoeste no litoral oeste e forte (até 40 km/h) nas terras altas até ao meio da tarde». Há possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com dois a três metros, «aumentando gradualmente para quatro a cinco metros», a norte do Cabo Raso, e de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, «aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros», a sul deste cabo, bem como uma temperatura entre os 15 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste inferiores a um metro, «aumentando gradualmente para um a 1,5 metros», bem como uma temperatura entre os 17 e os 18ºC.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 16º Celsius e uma mínima de 7ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 16ºC, com a mínima a rondar os 10ºC.