O festival Prata da Casa está de volta, na sexta-feira, 29, às ruas de Barcelos com um cartaz composto exclusivamente por música criada na cidade. Entre as 18:00 e as 04:00, sete projetos atuam em seis espaços da cidade. A entrada é livre.
O cartaz é composto por Glass Eyed Momma, Coletivo Circular do Barlos, Tresor&Bosxh vs Beladona&Lombwa, Moutinho+Coelho+Falcão, assim como pelos dj sets de Motoumamis+Paulinho, Carlos&Custódio e Camikase vs Mulher Nada.
Os projetos atuam no Lambreta Bar (18:00), Centro Comercial Barlos (19:00), Praça Pontevedra (21:00), Alcinoche (22:00), Bar do Xano (00:00) e Quina Duque (02:00). Uma das particularidades deste evento é que a organização não revela onde toca cada projeto, sendo que o público é surpreendido quando chega ao local.
Esta é uma iniciativa privada dos artistas, bookers, técnicos, roadies, press managers, artistas plásticos, agentes culturais, associações e dos locais privados do cidade. Todos os envolvidos trabalham de forma gratuita e voluntária não tendo o festival qualquer orçamento.
O evento teve a primeira edição em 2015, tendo-se realizado pela última vez em 2019. Após um interregno, o Prata da Casa está de volta para uma consoada musical que pretende reunir a comunidade em torno da música que é produzida localmente.