O Minho é Natal, da Diário do Minho TV, esteve em Arcos de Valdevez para conhecer as iniciativas natalícias realizadas pelo município.
Em declarações ao Diário do Minho, o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves, afirmou que o que o município quer neste Natal é contar a história do “Era uma Vez, a Magia de Natal em Arcos de Valdevez, onde Portugal se Fez” e convidar assim as pessoas a visitar esta cidade minhota.
O autarca começou por apresentar os trabalhos expostos em frente à Câmara Municipal, que afirmou serem uma demonstração de solidariedade e de afeto entre as pessoas, com o propósito também de apelar à sustentabilidade.
Além desta, o mês de dezembro tem estado repleto de iniciativas, com destaque para o Mercado de Natal que, aos olhos de João Manuel Esteves, foi de grande adesão, onde “se pôde ver o melhor que se tem e se faz em Arcos de Valdevez”.
Na natureza, o autarca destacou também a Floresta Ilumina e a Floresta Encantada, com uma iluminação reduzida mas diferenciada. “ Ao mesmo tempo que é diferente, que ilumina um trajeto de uma floresta, ilumina com respeito e mostrando até a flora e a fauna. Fazendo-o sem ser intrusivo”, realçou.
Um outro aspeto considerado fulcral pelo presidente foi o facto de criarem o “ Natal pelo Mundo”, onde convidaram pessoas de fora, que vivem agora no concelho, a mostrarem como é que se vive o Natal em várias partes diferentes do mundo.
“ Fizemos magia com quem é de fora e vem viver para cá. Temos cerca de 30 comunidades aqui e uma parte delas juntou-se e mostrou-nos como é celebrar o Natal em várias partes do mundo”, contou-nos.
Além disto, a programação conta ainda com uma Passagem de Ano no Campo do Trasladário, na companhia do povo arcuense, com muita animação musical, e, já em 2023, serão ainda festejados os Reis, no início do mês de janeiro.
João Manuel Fernandes terminou dizendo que este foi um bom investimento e afirmou que, além de servir para aproximar a comunidade, trará certamente, um grande retorno.