O dia esta quarta-feira vai ficar marcado pela diminuição da chuva, mas intensificação do frio. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição gradual da nebulosidade, com aguaceiros fracos no Norte e Centro até ao meio da tarde, bem como uma aumento do desconforto térmico devido a descida de temperatura e aumento da intensidade do vento.
De acordo com a previsão descritiva IPMA, nas regiões Norte e Centro, o céu esta quarta-feira vai apresentar períodos de muita nebulosidade, «tornando-se pouco nublado a partir da tarde». Vão ocorrer aguaceiros em geral fracos até ao meio da tarde, em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, «podendo ser de neve acima de 1400/1600 metros de altitude».
O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 60 km/h, nas terras altas». A previsão aponta ainda para uma descida de temperatura.
Já na região Sul, o céu vai mostrar-se muito nublado até ao meio da manhã, «tornando-se pouco nublado ou limpo a partir do meio da tarde». Vão ocorrer períodos aguaceiros fracos até ao início da manhã. O vento nesta região vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas». A previsão aponta também para uma descida de temperatura.
Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste 2,5 a 3,5 metros, bem como uma temperatura entre os 16 e os 18º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas do quadrante oeste com um metro, bem como uma temperatura entre os 17 e os 18ºC.
Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 15º Celsius e uma mínima de 5ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 14ºC, com a mínima a rondar os 7ºC.