A Câmara de Valença (PS) aprovou com a abstenção dos quatro vereadores da oposição, «o maior orçamento de sempre», de 28 milhões de euros, um «aumento de aproximadamente 30%» face a 2023, revelou a autarquia na passada quinta-feira.
«O município terá em 2024 o maior orçamento de sempre da sua história democrática, com 28 milhões de euros. Este orçamento significa um reforço da ambição e das aspirações para prosseguir o processo de transformação económica, cultural e social iniciado em 2022, sem descurar o rigor e equilíbrio nas contas», observa a autarquia.
Nas Grandes Opções do Plano, o “foco central” para 2024 é «num programa estratégico que visa promover a competitividade económica, a coesão social e o crescimento sustentável, através do reforço do investimento», acrescenta.
O Orçamento da Câmara de Valença contou com os votos favoráveis dos três eleitos do PS e quatro abstenções, duas do PSD e duas do Movimento Independente Fortalecer Valença.
A Câmara aponta ainda como prioridades para 2024 «a Habitação e Ação Social, a Educação, a Saúde, o Desenvolvimento Económico e a Cultura, áreas que serão alvo da maior fatia de investimentos».
As funções sociais «atingem valores próximos dos 13,3 milhões de euros, 70% do investimento total, representando um reforço de 4,7 milhões de euros, face a 2023».
Na habitação social, a autarquia prevê investir 3,8 milhões de euros, enquanto na Educação estima um investimento de 3,3 milhões de euros.
A construção da Residência Académica de Valença será a principal obra do próximo ano, com um investimento de 2,2 milhões de euros.