twitter

Barcelos recebe título de primeira Capital Mundial de Saúde Mental

Barcelos recebe título de primeira Capital Mundial de Saúde Mental
Fotografia DR

Redação

Publicado em 03 de dezembro de 2023, às 10:59

Câmara vai elaborar plano de ação para 2024

O salão nobre dos Paços do Concelho foi o palco da cerimónia oficial de atribuição do título de Barcelos Primeira Capital Mundial de Saúde Mental. O ato solene contou com a presença, entre outras individualidades nacionais e estrangeiras, do presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, e do presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama.

Após a assinatura do memorando de entendimento que prevê a implementação de um plano de ação a apresentar oportunamente, o presidente Mário Constantino expressou «a maior honra e o enorme orgulho que é para Barcelos receber o título de 1.ª Capital Mundial da Saúde Mental. Tal agraciação, vinda da importante e prestigiada Federação Mundial de Saúde Mental, constituiu para nós, Município, para os barcelenses em geral, e muito particularmente para as instituições e profissionais que, no nosso território, trabalham nesta área tão sensível da saúde, um grande motivo de regozijo e, simultaneamente, de responsabilidade».

O presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, sublinhou que «em 75 anos de existência» da instituição é a primeira vez que este reconhecimento é feito. «É um compromisso sem precedentes a uma escala nunca vista. Um farol de esperança que faz de Barcelos um modelo para todo o mundo», disse Tsuyoshi Akiyama. Relativamente ao Memorando de Entendimento, frisou que o mesmo assenta num plano de ação «estruturado em três vetores fundamentais: programas orientados para a recuperação, projeção e medidas e respostas em nove áreas sociais».

Tsuyoshi Akiyama acredita que «a implementação desse plano de ação com sucesso vai permitir mostrar Barcelos como modelo global». Realçando que o concelho tem um longo historial no que respeita aos cuidados na área da saúde mental, Mário Constantino mencionou e agradeceu «o trabalho e a excelência dos serviços prestados à comunidade, pelas unidades Casa de Saúde S. João de Deus e Casa de Saúde S. José, a APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão, a APAC e pela Associação Recovery».