O salão nobre dos Paços do Concelho foi o palco da cerimónia oficial de atribuição do título de Barcelos Primeira Capital Mundial de Saúde Mental. O ato solene contou com a presença, entre outras individualidades nacionais e estrangeiras, do presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, e do presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama.
Após a assinatura do memorando de entendimento que prevê a implementação de um plano de ação a apresentar oportunamente, o presidente Mário Constantino expressou «a maior honra e o enorme orgulho que é para Barcelos receber o título de 1.ª Capital Mundial da Saúde Mental. Tal agraciação, vinda da importante e prestigiada Federação Mundial de Saúde Mental, constituiu para nós, Município, para os barcelenses em geral, e muito particularmente para as instituições e profissionais que, no nosso território, trabalham nesta área tão sensível da saúde, um grande motivo de regozijo e, simultaneamente, de responsabilidade».
O presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, sublinhou que «em 75 anos de existência» da instituição é a primeira vez que este reconhecimento é feito. «É um compromisso sem precedentes a uma escala nunca vista. Um farol de esperança que faz de Barcelos um modelo para todo o mundo», disse Tsuyoshi Akiyama. Relativamente ao Memorando de Entendimento, frisou que o mesmo assenta num plano de ação «estruturado em três vetores fundamentais: programas orientados para a recuperação, projeção e medidas e respostas em nove áreas sociais».
Tsuyoshi Akiyama acredita que «a implementação desse plano de ação com sucesso vai permitir mostrar Barcelos como modelo global». Realçando que o concelho tem um longo historial no que respeita aos cuidados na área da saúde mental, Mário Constantino mencionou e agradeceu «o trabalho e a excelência dos serviços prestados à comunidade, pelas unidades Casa de Saúde S. João de Deus e Casa de Saúde S. José, a APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão, a APAC e pela Associação Recovery».