O presidente da Câmara de Amares, acompanhado pelo vereador responsável pelos pelouros do Ambiente, Trânsito, Mercados e Feiras, apresentou ontem o programa de Natal que vai decorrer de 7 de dezembro, com o acender das luzes de Natal, até ao dia 21 de janeiro de 2024, com o Cantar de Reis e ao Menino, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Amares. Segundo frisou o presidente da autarquia, Manuel Moreira, este é um programa que foi idealizado e desenhado com iniciativas para todas as pessoas de todas idades, destacando-se a sua gratuitidade para não criar discrepâncias entre mais ricos e mais pobres.
A apresentação da programação coube o vereador Vítor Ribeiro que começou por destacar o acender das iluminações de Natal na vila no dia 7 de dezembro. Este ano, explicou, «vamos ter um bocadinho mais de frente aqui à nossa casa [Câmara de Amares], porque é aqui que vamos concentrar grande parte da nossa atividade». E é precisamente em frente à Câmara de Amares que vai ficar a pista de gelo ecológica. E para usufruir desta pista, disse o vereador, é necessário fazer compras no comércio local.
«Aquilo que pedimos é que comprem no comércio local, que nos tragam os talões» e, a por cada dez euros em talão é dado um bilhete. Por outro lado, entre 8 e 22 de dezembro o Pai Natal vai estar em Amares aos fins de semana para receber as crianças e as cartas que elas escreverem. Nesta programação destacam-se ainda os concertos de Natal, no dia 16, no Mosteiro de Bouro, e de Ano Novo, no dia 14 de janeiro, no Mosteiro de Rendufe. Do ponto de vista desportivo, Vítor Ribeiro sublinhou a realização da II Gala do Desporto, no dia 22 de dezembro, e a corrida de S. Silvestre no dia 30 de dezembro.
Por fim, o vereador realçou a realização do Mercado Local, que vai juntar cerca de 20 produtores do concelho com os produtos frescos típicos desta época e que são apreciados, não só pelos amarenses, como também pelas pessoas dos concelhos vizinho. «Os nossos produtores vão estar aqui nos claustros junto à Câmara Municipal. Este ano, creio que é mesmo a maior adesão de produtores locais que temos tido ao longo dos últimos anos que estarão cá a promover os seus produtos», disse. Nesta apresentação foi ainda referida a realização da Urjalândia que será apresentada dentro de dias e que vai acontecer no fim de semana de 16 e 17 de dezembro, na aldeia do Urjal, em Seramil, Amares.