twitter

Melgaço mostra excelência dos espumantes da sub-região

Melgaço mostra excelência dos espumantes da sub-região
Fotografia DR

Redação

Publicado em 26 de novembro de 2023, às 10:12

Certame alia espumante à degustação de iguarias locais.

A Festa do Espumante de Melgaço, que vive hoje o último dia, no Largo do Mercado, está a afirmar a excelência da sub-região Monção e Melgaço na produção de espumantes. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Melgaço define o certame que conta com a participação de 17 produtores, que apresentam quatro dezenas de referências para prova.

Manoel Batista refere que o evento, que existe desde 2015, apenas com interrupção em 2020, por causa da pandemia, tem contribuído para a afirmação de Monção e Melgaço como «uma sub-região de excelência na produção de espumantes». «A sub-região tem-se afirmado pela qualidade. Prova disso são os inúmeros prémios internacionais que os produtores da sub-região, e concretamente de Melgaço, têm conseguido. Alguns dos espumantes que estão na Festa estão todos os anos nos 50 melhores do mundo», afirma.

O autarca destaca a evolução que tem sido registada ao longo dos anos. «Estamos a conseguir aumentar a qualidade e crescer em termos de quantidade e em valor» diz, referindo que a sub-região está «num mundo completamente diferente» daquele que existia quando foi realizada a primeira edição da Festa do Espumante. 

O edil revela que os números apresentados pela Comissão dos Vinhos Verdes indicam que Monção e Melgaço produzem 36% do espumante que é produzido em toda a região. «A Festa do Espumante afirmou-se como inquestionável no panorama local, regional e nacional. Os nossos produtores têm feito um trabalho absolutamente extraordinário e, hoje, o espumante é um dos produtos de maior relevância do nosso território», declara.

Este responsável considera que, para continuar a «afirmação ímpar» dos vinhos deste território, «seria desejável» a criação de uma Denominação de Origem própria. Em seu entender, este percurso «está nas mãos dos municípios, mas sobretudo dos produtores.

Manoel Batista incentiva a produtores a desempenharem um papel ativo na «comunicação da região», que até agora tem sido feita pelos municípios de Melgaço e de Monção. O presidente da autarquia acredita que esse é o caminho para transformar «uma sub-região que já é uma grande referência a nível nacional e internacional num ícone absoluto, sobretudo nos vinhos brancos».

Evento com retorno

O evento foi inaugurado, na passada sexta-feira, pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves, que elogiou a capacidade de Melgaço em inovar. «Eventos como a Festa do Espumante trazem, não só retorno económico, mas também retorno social e cultural», considerou a governante, referindo que «esta Festa mostra que o país se desenvolve muito para lá das grandes cidades».

O momento contou com a presença da presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, que elogiou o trabalho que os produtores têm feito em prol do setor. Para além dos espumantes, o evento conta com a participação de dois restaurantes e de oito produtores de iguarias locais, como fumeiro ou queijo, sendo que o recinto tem uma área de restauração com 108 lugares sentados. O programa de animação de hoje inclui música ao vivo com Paulo Pires e Patrícia Teixeira (15h30), provas comentadas de espumantes com André Figuinha (16h30) e showcooking e harmonização com o chefe Marco Gomes (18h30).

O certame funciona das 11h00 Produtores apresentam novas referências no certame às 20h00.