O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Viana do Castelo avançou esta segunda-feira que, na semana de 13 a 19 de novembro, levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. Foram detidas 16 pessoas, a maioria por condução sob o efeito de álcool.
Em comunicado, a GNR de Viana do Castelo adianta que foram detidas, em flagrante delito, oito por condução sob o efeito do álcool, cinco por condução sem habilitação legal, uma por falsificação de documentos e uma por detenção de arma proibida. Foram apreendidas durante este período 352 munições de caça, 19 pares de sapatilhas, 12 doses de haxixe, sete colmeias, cinco caçadeiras, quatro munições de guerra, um veículo automóvel, uma arma de ar comprimido, uma arma de fabrico artesanal, uma arma branca, uma mira telescópica, uma munição e uma bateria.
No âmbito das operações de trânsito foram registadas 253 infrações, com destaque para 39 por falta de inspeção periódica obrigatória, 31 por excesso de velocidade e 24 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei. Foram ainda registadas 22 infrações por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 11 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças, dez relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, oito por falta de seguro de responsabilidade civil, seis relacionadas com tacógrafos e duas relacionadas com os pneumáticos.
De 13 a 19 de outubro ocorreram 50 acidentes no distrito. Destes, resultaram um ferido grave e 23 feridos leves. Quanto à fiscalização geral, foram emitidos 51 autos de contraordenação: 12 no âmbito da proteção da natureza e do ambiente, oito no âmbito de trânsito e segurança rodoviária e dois no âmbito do consumo de estupefacientes.
Foram realizadas dez ações de sensibilização ez no âmbito da Cidadania e Não-Discriminação, tendo sido sensibilizadas 361 crianças e jovens, dez no âmbito do Programa “Idosos em segurança”, tendo sido sensibilizados 117 idosos, sete no âmbito do Programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 51 comerciantes, quatro no âmbito da Violência entre Pares, tendo sido sensibilizados 137 crianças e jovens, quatro no âmbito da prevenção de comportamentos aditivos, tendo sido sensibilizados 80 jovens, quatro no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas 19 pessoas, duas no âmbito da “Internet Segura”, tendo sido sensibilizados 93 jovens, duas no âmbito da “Escola Segura”, tendo sido sensibilizados 47 estudantes, duas no âmbito do Ciberbullying, tendo sido sensibilizados 41 jovens, e uma no âmbito da caça, tendo sidos sensibilizados nove caçadores.