twitter

Viana vai festejar Agonia durante nove dias em 2024

Viana vai festejar Agonia durante nove dias em 2024
Fotografia DR

Redação

Publicado em 14 de novembro de 2023, às 12:09

Entre 14 e 22 de Agosto

A Romaria d’Agonia vai voltar a festejar-se, em 2024, durante nove dias, entre 14 e 22 agosto, formato testado este ano e que resultou numa «maior afluência» de pessoas a Viana do Castelo, foi ontem divulgado. O presidente da VianaFestas, entidade que organiza a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, Manuel Vitorino, explicou que a avaliação feita à distribuição dos quadros emblemáticos das festas «foi muito positiva». «As festas vão acontecendo e as pessoas podem usufruir dos diferentes momentos e da programação, sem haver justaposição de eventos», afirmou Manuel Vitorino.

 O presidente da VianaFestas disse que o programa da edição 2024 será revelado mais tarde e garantiu que a organização «vai trabalhar para melhorar alguns eventos que foram introduzidos na programação deste ano». Este ano, a Romaria d’Agonia decorreu, pela primeira vez, durante nove dias, também entre 14 e 22 de agosto. Durante aquele período terão passado por Viana do Castelo mais de 1,1 milhões de pessoas.

 O número foi revelado, em agosto, pela Câmara de Viana do Castelo com base «num estudo realizado durante todos os dias da romaria, através de um questionário para avaliação da satisfação do evento». Segundo o município, a «extensão da festa aos dias 14, 15 e 16 teve um efeito positivo e significativo no que respeita ao número de visitantes, destacando-se a concentração de pessoas predominantemente nas áreas de diversão do campo d’Agonia». Já a VianaFestas, entidade que organiza a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, indicou que mais de 1,5 milhões de pessoas, em todo o mundo, acompanharam os vários momentos da Romaria d’ Agonia através de conteúdos digitais disponibilizados através da Internet.