twitter

Vila Nova de Famalicão é das cidades mais transparente do país

Vila Nova de Famalicão é das cidades mais transparente do país
Fotografia DR

Publicado em 26 de outubro de 2023, às 16:36

Conforme indica o ranking divulgado pela plataforma Dyntra

Vila Nova de Famalicão é um dos municípios de Portugal com melhores índices de transparência, conforme indica a plataforma Dyntra. 

O ranking divulgado esta semana, que avalia a informação que as autarquias partilham para os cidadãos nos respetivos sites, coloca o município famalicense na quarta posição entre as cinquenta grandes cidades de Portugal e o sétimo do quadro global de avaliação. 

O concelho famalicense respondeu a 67.63% dos parâmetros avaliados, preenchendo 94 dos 139 indicadores que compõem a avaliação, com destaque para a área da Transparência Económico-Financeira, em que se fixa quase nos 100%. 

A Dyntra é uma organização independente que tem como propósitos medir a informação pública dos governos, autoridades públicas, partidos políticos, representantes eleitos de uma forma dinâmica, eficiente, transparente, aberta e colaborativa. A organização adota uma metodologia dinâmica contemplando uma contínua atualização de resultados, abrindo a informação ao público e à sociedade civil utilizando de forma eficiente as novas tecnologias avaliando 139 parâmetros no plano da transparência municipal, da participação e colaboração cidadania, transparência económico-financeira, contratos, convenções e subvenções e urbanismo e obras públicas.  

“Temos seguido uma linha de, com clareza, prestar contas aos famalicenses, num exercício de permanente disponibilização de informação relativa à gestão autárquica”, aponta o edil Mário Passos que dá como exemplo o recente balanço feito dos dois anos de mandato autárquico. 

“Esta é uma preocupação permanente e é com muita satisfação que percebermos que estamos no bom caminho”, acrescentou.