twitter

Esposende à conquista dos espanhóis com gastronomia e eventos

Esposende à conquista dos espanhóis com gastronomia e eventos
Fotografia DR

Publicado em 26 de outubro de 2023, às 14:37

O Município vai promover gastronomia, experiências e produtos endógenos.

O Município de Esposende estará presente no Fórum Profissional do Caminho de Santiago (Fairway), em Santiago de Compostela e no Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Xantar), em Ourense, no início do mês de novembro. A participação insere-se na estratégia de promoção do concelho de Esposende, alargando os contactos com operadores turísticos e divulgando a gastronomia e os grandes eventos agendados para Esposende.

A Fairway realiza-se no Palácio de Congressos e Exposições da Galiza, em Santiago de Compostela, entre 1 e 3 de novembro, tendo como objetivo específico ser o ponto de encontro e de reflexão para os profissionais do setor turístico vinculados ao Caminho de Santiago. Dentro de novos programas de atividades podem-se encontrar colóquios e oficinas com mesas de debate, em que são colocados a debate os pontos de interesse para profissionais e futuros profissionais do setor, além de contemplar programas de formação e feira de emprego. 

Esta 5ªedição da Fairway mantém uma grande aposta na sustentabilidade, que promove o debate em torno da economia circular em diferentes perspetivas, proporcionando um amplo espaço expositivo, a realização de debates de interesse para o futuro do setor, encontros empresariais, formação prática para o dia a dia e casos de êxitos que nos podem inspirar.

O Município de Esposende participará neste evento integrando o espaço institucional promocional conjunto da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, numa perspetiva de informação turística acerca do “Caminho Português da Costa” e todos os recursos turísticos associados. Refira-se que, para além de Esposende, outros municípios deste itinerário costeiro de peregrinação e de outros caminhos - Caminho de Torres; Caminho Minhoto-Ribeiro; Caminho Português Central; Caminho Português Interior - partilharão o mesmo espaço.

Quase em simultâneo decorrerá o Xantar, de 2 a 5 de novembro, em Ourense. Este certame vai na 24.ª edição e constitui a única Feira Internacional de Turismo Gastronómico acreditada na Península Ibérica.

Defende a qualidade da gastronomia e o Turismo Sustentável e Saudável, fundindo a tradição própria dos territórios representados através de exibições, provas temáticas, cozinha em direto e demais iniciativas que sucedem durante  os quatro dias de intensa atividade. É um ponto de encontro onde se pode viver a experiência de conhecer destinos gastronómicos de Espanha, Portugal e América Latina.

Esta é mais uma excelente oportunidade para reforçar a visibilidade de Esposende como destino turístico, procurando conquistar novos visitantes, sobretudo na época baixa, como forma de atenuar as desvantagens da sazonalidade.

O Município apostará na promoção do destino e experiências que este proporciona, da sua gastronomia e produtos endógenos, com particular incidência no projeto ESLOCAL, aproveitando para divulgar outras temáticas como o "Caminho Português da Costa" para Santiago de Compostela (sendo esta edição especialmente dedicada à gastronomia dos Caminhos), e a riqueza natural e cultural que o concelho encerra.

Esposende terá especial destaque no sábado, 4 de novembro, dia dedicado ao concelho, mas, ao longo do evento, decorrerão ações de animação e degustação de produtos de Esposende, nomeadamente vinhos, cerveja artesanal, queijos e doçaria, enquanto a mascote “Pedrinhas” fará a promoção do destino, deambulando pelo recinto da feira. Em parceria com a Escola Profissional de Esposende serão realizados workshops gastronómicos de forma a promover a gastronomia local.

A atratividade do stand/expositor e de todo o espaço, a excelente localização e toda a dinâmica criada com a animação itinerante constituirão fatores muito apelativos.

Esta ação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023_2027, alinhando com ocumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.