twitter

Famalicão cria "Cheque-Cultura" para levar alunos famalicenses aos teatros municipais gratuitamente

Famalicão cria "Cheque-Cultura" para levar alunos famalicenses aos teatros municipais gratuitamente
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 24 de outubro de 2023, às 09:47

A medida visa facilitar o acesso à oferta cultural dos teatros municipais.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai disponibilizar mensalmente, aos alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, até 80 bilhetes gratuitos para espetáculos na Casa das Artes e Teatro Narciso Ferreira. Trata-se da medida “Cheque-Cultura”, que visa facilitar o acesso à oferta cultural dos teatros municipais e destina-se aos alunos das escolas famalicenses envolvidas no projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo”.

Em comunicado, a autarquia famalicense explica que "a iniciativa visa facilitar, a estes estudantes, o acesso e o contacto com as diferentes formas de expressão artística, de modo a que desenvolvam conhecimentos que vão desde o reportório clássico da história da arte ao pensamento contemporâneo; firmem o desenvolvimento da sensibilidade para o valor artístico e o conhecimento do processo de construção do objeto artístico; desmistifiquem o espaço formal onde se concretizam as atividades artísticas; e assumam o espaço cultural do território, sentindo-o como “seu”".

Deste modo, vão ser disponibilizados mensalmente dez bilhetes a cada agrupamento de escolas públicas e privadas do concelho que se encontrem a desenvolver atividades no âmbito do projeto “De Famalicão para o Mundo”, para espetáculos que estejam em cena nos palcos da Casa das Artes, em Famalicão, e no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, desde que correspondam à faixa etária e nível de ensino do aluno. Os alunos interessados vão poder solicitar os bilhetes junto dos professores ligados ao referido projeto.  Os bilhetes são levantados, pelo aluno ou pelo encarregado de educação, nos dias que antecedem o espetáculo, na bilheteira do teatro municipal e mediante a apresentação do documento de identificação do estudante.