twitter

Câmara de Caminha promove primeira edição da Semana Sénior

Câmara de Caminha promove primeira edição da Semana Sénior
Fotografia DM

Redação

Publicado em 22 de outubro de 2023, às 11:20

No primeiro dia é inaugurada a exposição “traços”

A Câmara de Caminha promove, de 23 a 27 de outubro, a primeira edição da Semana Sénior. Segundo fonte da autarquia, são cinco dias de intensa atividade, com iniciativas relacionadas com saúde e bem-estar, a segurança, a cultura e o lazer dirigidas para a comunidade sénior, utentes institucionalizados nas Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS, cuidadores formais e informais, mas também para a comunidade em geral.

 A mesma fonte adianta que a inauguração da exposição “Traços” amanhã, às 11h30, marca a abertura desta semana. A mostra reúne cerca de 200 retratos dos traços dos idosos enquadrados nas diferentes respostas sociais do concelho: centros de dia, estruturas residenciais para idosos e centros de convívio. É de sublinhar que os retratos expostos são apenas dos idosos que autorizaram a captação das imagens.

Esta iniciativa vai prolongar-se até dia 27 de outubro e visa enfatizar e homenagear a comunidade sénior, bem como proporcionar momentos de lazer e convívio a esta faixa etária da sociedade. Ao longo da semana, são muitas as atividades que vão ser levadas a cabo. Inauguração da exposição de fotografia “Traços”; conferência “A Realidade do Envelhecimento, as suas Grandezas e Fragilidades” com o orador Sobrinho Simões; ação de sensibilização “Prevenção de Burlas” e concerto com “Siga a Farra”, são algumas das iniciativas que vão marcar esta semana e que se dirigem à comunidade em geral.

No primeiro dia, a sessão de abertura decorre às 10h00, no Teatro Municipal de Caminha, com o tema “À Conversa: “O que é ser idoso hoje e amanhã”. No dia 24, o auditório do Museu Municipal de Caminha vai acolher a ação de sensibilização “Prevenção de Burlas” dinamizada pela Guarda Nacional Republicana dirigida à comunidade. Esta ação visa alertar a sociedade e terá lugar às 14h30.

O dia 26 será marcado com a conferência “A Realidade do Envelhecimento, as suas Grandezas e Fragilidades” com o orador Sobrinho Simões e a moderadora Carla Faria. A conferência é aberta à comunidade e terá lugar pela 16h00, no Auditório Dr. Ramos Pereira, em Vila Praia de Ancora. A I Semana Sénior vai encerrar no dia 27 de outubro com o espetáculo musical “Siga a Farra”, a partir das 14h30, no Pavilhão Municipal de Caminha – Fernando Lima. A entrada é livre e é aberto à comunidade.