twitter

Esposende aprova moção pelo fim dos conflitos na faixa de Gaza

Esposende aprova moção pelo fim dos conflitos na faixa de Gaza
Fotografia DR

Redação

Publicado em 21 de outubro de 2023, às 15:41

Deliberação teve unanimidade e vai ser remetida à embaixada de israel e ao consulado da palestina

O Município de Esposende aprovou, por unanimidade, uma moção em que pede o fim imediato dos conflitos entre Israel e a Palestina. A proposta foi apresentada na última reunião do Executivo Municipal pelo presidente, que defendeu o imperativo de se acabar com um conflito que pode levar a uma «instabilidade económica e social de consequências imprevisíveis».

O texto moção recorda que «no passado dia 7 de outubro, o grupo palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um hediondo ataque surpresa a Israel, matando inúmeros inocentes e capturando diversos reféns, dentre os quais cidadãos com passaporte português, desencadeando uma contraofensiva por parte de Israel». «Os conflitos que hoje vivemos são, de facto, preocupantes.

Não bastava um conflito à porta da Europa, entre a Ucrânia e a Rússia, assistimos agora a um novo foco no Médio Oriente, situação que conduz os países ocidentais, onde nos encontramos, para um futuro de instabilidade económica e social de consequências imprevisíveis», refere o documento, sublinhando que «a Câmara Municipal de Esposende repudia e condena todo e qualquer ato que vitime civis, aos quais não escapam crianças e idosos, porque a guerra não é nem nunca será solução para lutas políticas, religiosas ou territoriais».

«Orgulhamo-nos de ser um Município acolhedor, não olhando nem a credos nem a raças, e defendemos que o diálogo e correspondente entendimento político deve ser o caminho para encontrar a paz», frisa a proposta aprovada por unanimidade. O Município vai dar conhecimento da moção à Embaixada de Israel e ao Consulado Palestiniano, bem como ao Presidente da República Portugguesa, ao Primeiro-Ministro, António Costa, e ao Ministro dos Negócios Estrangeiros.