twitter

Antigos autarcas e novo bispo homenageados em Terras de Bouro

Antigos autarcas e novo bispo homenageados em Terras de Bouro
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 21 de outubro de 2023, às 11:04

Medalhas de honra do concelho de terras de bouro foram entregues ontem

O Dia do Município de Terras de Bouro ficou, como é habitual, marcado por homenagens e entrega de medalhas concelhias a personalidades que se distinguiram no concelho em diversas áreas. Este ano foram distinguidos D. Roberto Rosmaninho Mariz, Bispo Auxiliar do Porto; e os ex-presidentes da Câmara Municipal de Terras de Bouro: António José Ferreira Afonso e José Cracel Viana. D. Roberto Rosmaninho Mariz está ligado a diversos cargos, com destaque, neste particular, para o de presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, desde janeiro de 2019 até maio de 2023, altura em que foi nomeado, pelo Papa Francisco, Bispo titular de Vita e Auxiliar da Diocese do Porto.

O homenageado, natural de Rates, na Póvoa de Varzim, manifestou a sua palavra de gratidão, reconhecimento e compromisso a Terras de Bouro: «reconhecimento para com a Irmandade de S. Bento e o compromisso de que, por onde andar e estiver, sempre falarei bem de Terras de Bouro, obviamente por S. Bento, mas também pelo Gerês e pelas boas gentes daqui e das coisas que se podem vivenciar», disse. O Bispo lembrou ainda S. Bento: «O município de Terras de Bouro foi criando um trabalho do reconhecer S. Bento da Porta Aberta, um fenómeno também para estas terras.

É por S. Beno que me encontro aqui neste momento, situando e percebendo essa valorização que também o é para esta terra. Não é fundir nem confundir o turismo, a romaria, a fé, mas perceber estas mãos dadas que podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento desta região», disse. Outro dos homenageados foi Jaquim José Cracel Viana, que foi presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro de 2009 a 2017. Agradecendo a condecoração que lhe foi atribuída, o antigo autarca referiu que as funções de presidente que assumiu «sempre foram uma honra». «Procurei pelo bem- -estar de todos, apostando na vertente social e na melhoria progressiva do desempenho financeiro do município», sustentou.

O outro homenageado também já exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro. Na sua intervenção, António José Ferreira Afonso confessou-se orgulhoso por receber a distinção, a qual fez questão de partilhar com a sua família e com aqueles que, ao longo dos anos, o acompanharam na Câmara Municipal. Deixou ainda um «agradecimento especial» a José António de Araújo, responsável pela sua entrada no mundo político.